A Santa Casa BH distribuiu nota à imprensa advertindo para o aumento significativo no atendimento oncológico, e reafirmando disposição de transformar a vida dos que sofrem de câncer, ao aliar o passado ao presente, mediante a introdução de inovação à tecnologia e atendimento humanizado.
Primeira instituição do Estado a tratar pacientes com câncer, a Santa Casa BH acumula mais de 100 anos de experiência no tratamento oncológico. Pioneira e referência na área, a instituição oferece uma linha completa de cuidado pelo SUS, abrangendo consultas clínicas, atendimento ambulatorial, quimioterapia, radioterapia, internações e cirurgias oncológicas, entre outros serviços.
O Instituto de Oncologia Santa Casa BH se destaca pelo atendimento humanizado e especializado, com foco constante em inovação e tecnologia. A instituição é uma das poucas em Minas Gerais a contar com dois aceleradores lineares, equipamentos de última geração utilizados no tratamento por radioterapia. Essa estrutura avançada permite dobrar a capacidade de atendimento e reduzir significativamente a fila de espera, garantindo acesso mais rápido e eficiente à terapia oncológica.
Anualmente, a Oncologia Pediátrica realiza cerca de 8 mil atendimentos pediátricos, refletindo a crescente demanda por tratamentos especializados, especialmente em um cenário desafiador onde o câncer infantojuvenil é o segundo maior causador de mortes entre crianças e adolescentes no Brasil.
De acordo com o Inca, estima-se que, até 2025, cerca de 7.930 novos casos de câncer infantil sejam diagnosticados anualmente no país. Diante dessa realidade, o Instituto de Oncologia desempenha um papel fundamental no atendimento a esses pacientes, oferecendo não apenas tratamento médico de qualidade, mas também suporte emocional e social para as famílias.
No último ano, o Instituto de Oncologia Santa Casa BH expandiu seu alcance com o lançamento da Carreta da Família, unidade móvel de saúde oncológica que percorre Minas Gerais levando educação, prevenção e diagnóstico precoce a comunidades distantes.
A Carreta da Família realizou 1.721 atendimentos em sete municípios, ampliando o acesso à saúde e melhorando a qualidade de vida da população.