Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

Em Morro do Ferro

Publicado em 06/02/2023 às 14:15.

Em 2012, Napoleão Valadares, nascido em Arinos, no Noroeste de Minas, publicou pela Andre Quicé, de Brasília, “Romanos”, contendo episódios e personagens de Roma, a antiga capital do Mundo. Escritor apreciado e reconhecido, um dos fundadores da ANE-Associação Nacional dos Escritores e membro de importantes sodalícios literários. Valadares adverte que qualquer semelhança com fatos reais não é mera coincidência.

Agora, neste início de 2023, a família dos Romanos, que se constituiu a partir da zona rural de Morro do Ferro, distrito de Oliveira- MG, fez editar pela Caravana, o volume intitulado “Família Romano-Memória, Afeto, Gratidão”, em que os quinze filhos do clã relatam suas vidas em pequenas histórias, que formam um verdadeiro compêndio de convivências, com 664 páginas.

Não poderia, talvez, ser de outro jeito, se considerarmos que o núcleo construído naquele pedaço muito especial das Minas Gerais é integrado por quinze irmãos (Isto mesmo, 15): José Benevides, Túlio César, Helena Carmem, Maria Ofélia, Valdete Emília, Leonardo, Homero, Alcéa, Raquel, Vera Lúcia, Ronaldo, Paulo Afonso, Demóstenes, Olavo Celso e Olímpio Cláudio.

Fotos dos casais que se formaram a partir da união de Demóstenes, pai, com Waldete Viana, compõem esse amplo cenário erguido no palco da bela região mineira, mas que ultrapassou os limites de Oliveira para ganhar dimensões impensáveis. Como diz o acadêmico presidente da AML, Rogério Faria Tavares, o livro “surpreende e encanta, justamente por mostrar que, mesmo numa prole numerosa, como é o caso, as eventuais tensões podem ser vencidas pela cooperação e pela solidariedade, dando à palavra fraternidade um sentido bastante concreto, apurado em gestos e atitudes”.

Leonardo Costaneto, que assina uma das orelhas do livro, vai à gênesis do clã. Lembra que o primeiro, o pater famílias, foi o padre Anello Romano, que saiu do sul da Itália até chegar ao pequeno Morro do Ferro, no longínquo interior mineiro. Lá se encontra com a jovem Ambrosina Theobaldo, a quem se une.

Além de conhecer essa gente que orgulha Minas, o leitor ficará sabendo que a família bate recorde junto ao RankBrasil pela maior soma de idade entre irmãos. Juntos, os quinze totalizaram 1.035 anos, como publicado em 2020. Presentemente os Romanos têm quatro gerações, que se gabam de assim prestar homenagem aos pais, que os ajudaram à conquista de muitas alegrias, embora também a vencer inúmeras lutas e sacrifícios.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por