Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

Os passos falsos

Publicado em 15/04/2025 às 06:00.

Estamos mais uma vez passando dias e noites sob o signo das eleições. Bom sinal, se considerarmos apenas que constituem novamente a demonstração sólida e firme de que nos mantemos em plena democracia, embora a ampla divulgação dos fatos envolvendo a passada tentativa de golpe que seria liderada pelo ex-chefe da nação. Águas passadas, que não mais movem moinhos.

Agora o Brasil enfrenta a avassaladora ameaça disseminada em todo o mundo pela fala de Trump no dia 2 de abril. Foi um sintoma de medo do atual ocupante da Casa Branca pela situação em que se encontra aquela que ainda é mais poderosa nação do planeta, mas já seguida por outras que não tão longe estão. O republicano quer pelo menos não deixar que a liderança não se esvaia. Mas, de todo modo, a constatação é de que os EUA estão diminuídos da posição que assumiram depois da Segunda Guerra Mundial.

Tão logo se conheceu em pormenores o conteúdo do discurso presidencial, o “The New York Times” verificou as principais declarações de Trump e as classificou de verdadeiras, falsas, sem evidência, enganosas e exageradas, produzindo dúvidas na própria nação do Norte.

Quando Trump afirmou: “Acabamos com todas as restrições ambientais de Biden que tornavam nosso país muito menos seguro e totalmente inacessível. E, mais importante, acabamos com o mandato insano da última administração para veículos elétricos, salvando os nossos trabalhadores, salvando os nossos trabalhadores da indústria automóvel e as nossas empresas da destruição econômica” — veio logo a contrapartida: “A afirmação é falsa. O governo Trump, embora tenha assinado decretos para reverter algumas das políticas ambientais de Joe Biden, não iniciou ainda os processos legais para levar o processo adiante, o que pode levar anos para ser concluído”.

Trump ainda: “Joe Biden, especialmente, deixou o preço dos ovos sair do controle — e estamos trabalhando duro para baixá-lo novamente”. Veio novamente a resposta: “A declaração é enganosa”. O principal motivo para a disparada dos preços do ovo é a gripe aviária nos EUA.

Trump em novo tema: “As travessias ilegais de fronteira foram de longe as mais baixas já registradas”. Esclarecimento: “A afirmação é verdadeira”. O número de pessoas presas por cruzar ilegalmente a fronteira em fevereiro, cerca de 8.500, é o menor desde 2000. 

A gente precisa ter cuidado com as falas presidenciais.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por