Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

Rodas anti-câncer

Publicado em 02/08/2024 às 06:00.

A Santa Casa chegou aos 125 anos, mas não para. Disso se orgulham todos os que a ela se dedicam, acompanhando inovações sobremodo valiosas. O provedor, Roberto Otto Augusto de Lima, se exulta com o início de atividade da Carreta da Família, Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS, idealizada em parceria com a CAPE-Casa de Acolhida Padre Eustáquio.

O primeiro atendimento foi numa cidade emblemática de Minas: Serro. Na Praça Israel Pinheiro, como definido pela Santa Casa BH e CAPE, com apoio das Secretarias de Saúde Municipais do Serro e de Santo Antônio do Itambé, deu-se partida à missão. A carreta, equipada com mamógrafo, raio-X e salas de atendimento, pôs-se em ação com equipe de profissionais altamente capacitados do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, compreendendo dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos de radiologia, dois técnicos de enfermagem, além de outros profissionais administrativos e de suporte.

Os atendimentos são realizados conforme cronograma estabelecido com os gestores dos municípios, respeitando as regulamentações estaduais e municipais. As ações são personalizadas para cada cidade visitada. Isso inclui reuniões organizacionais com gestores locais, identificação de necessidades, definição do escopo logístico, monitoramento dos atendimentos e encaminhamento dos pacientes.

No caso específico, alguns dias antes, a equipe da Santa Casa BH realiza curso de capacitação das equipes de Atenção Primária à Saúde do Serro e de Santo Antônio do Itambé, focadas na disseminação de conhecimento sobre oncologia, prevenção e identificação de pacientes críticos. 

Nos próximos meses, a unidade móvel vai circular por Minas Gerais, atendendo especialmente às famílias em situação de vulnerabilidade na detecção de sinais de câncer. Mediante o quadro de suspeição, os pacientes serão encaminhados para tratamento conforme determinado pelas deliberações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG).

Para  escolha das cidades a serem atendidas nos primeiros meses de implementação do projeto, foram estabelecidos critérios, como a distância de até 250 km da capital, menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), percentual de acesso ao Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) Santa Casa BH, baseado na população geral da cidade e a programação de pactuação integrada com Belo Horizonte para  Câncer de Mama.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por