Chegou a hora do acerto anual com o Imposto de Renda, representada por uma fera em anúncios publicitários. Mas o bicho não é assim tão feio. Ele pode contribuir para o bem estar social, de que a comunidade pode aproveitar-se.
Milhões de brasileiros preenchem suas declarações de Imposto de Renda sem saber que podem transformar parte desse tributo em um ato de solidariedade. Ao invés de destinar 100% do imposto devido ao governo, uma parte pode ser direcionada, - sem custo adicional - a projetos sociais da área de saúde.
Por isso a Santa Casa BH, o maior hospital 100% SUS do país em número de internações, lançou a Campanha Imposto de Renda Solidário 2025, com o mote “Transforme seu Imposto de Renda em um ato de coração”. A iniciativa busca incentivar os contribuintes a destinarem parte do tributo devido a projetos da instituição, demonstrando que um simples gesto pode impactar positivamente a vida de milhares de pacientes.
Esse mecanismo, regulamentado pela Receita Federal, permite que pessoas físicas destinem até 6% do imposto devido a iniciativas que beneficiam crianças, adolescentes e pessoas idosas em tratamento hospitalar, sem qualquer custo adicional. A destinação também pode ser feita para projetos culturais relevantes, como a reforma da pintura da fachada da Santa Casa BH.
“O redirecionamento de um valor que já seria pago ao governo, permitindo que o recurso seja investido diretamente no cuidado aos pacientes em tratamento pelo SUS e na preservação da história da Santa Casa BH. É uma forma legal, acessível e sem custo adicional para o contribuinte de gerar impacto social e cultural", explica a gerente de Responsabilidade Social e Mobilização de Recursos da Santa Casa BH, Vanessa Siviero. Ela destaca que, apesar de opção legal e segura, menos de 3% dos contribuintes brasileiros utilizam esse recurso, segundo a Receita Federal. A baixa adesão ocorre, principalmente, por falta de conhecimento sobre essa possibilidade.
Os valores arrecadados serão aplicados em projetos sociais, permitindo que os doadores escolham para onde desejam destinar sua contribuição. Entre as iniciativas contempladas estão: o Fundo da Criança e do Adolescente, Fundo do Idoso e Preservação do Patrimônio Histórico – contribui para a preservação da fachada da Santa Casa BH, um dos marcos arquitetônicos da capital.
Esse simples gesto permite que o imposto devido se transforme em assistência médica de qualidade.