Concurso para namorar

12/06/2016 às 06:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:50

José Roberto Lima*

Na maioria dos países comemora-se o Dia dos Namorados em 14 de Fevereiro. É o chamado “Valentine’s Day”. No antigo Império Romano, o Bispo Valentim foi proibido de realizar cerimônias matrimoniais. Foi punido por desrespeitar tal decisão. Enquanto esteve na cadeia, aguardando a sentença, recebeu muitas mensagens de jovens apaixonados que valorizavam o amor, a paixão e o casamento.

No Brasil, é hoje, 12 de Junho, véspera do dia que a Igreja Católica dedica ao frei português Fernando de Bulhões, também chamado de “Santo Antônio”. Em suas pregações, ele destacava a importância do amor, ganhando a fama de “santo casamenteiro”.

Então, desejo a todos os leitores e a todas as leitoras ótimas trocas de presentes e ótimas declarações de amor. Mas não fujamos do tema desta coluna: técnicas de estudos para concursos públicos.

Em toda e qualquer empreitada de sucesso, as boas relações afetivas são importantíssimas. Afinal, que motivação terá um guerreiro (ou uma guerreira) se, ao voltar da batalha, não tiver uma pessoa amada para abraçar? Que motivação alguém terá para estudar se, ao ser aprovado, não fará diferença na vida de ninguém.

É por meio da mútua afeição que construímos o melhor refúgio para os momentos de trégua nos estudos, renovando assim as “baterias” para novas batalhas de memorização e aprendizagem. Quem vive sem afeição vive uma vida sem sentido. E, desse modo, os sonhos também perdem o sentido.

Mas não se esqueça: durante as batalhas de estudos permita-se afeiçoar-se pelas apostilas e lições a serem aprendidas. Mire-se no exemplo dos nossos avós que combateram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial: não podendo contar com a afeição direta das pessoas amadas, passaram a nomear os armamentos com os respectivos nomes daquelas pessoas.

Nesta véspera do “santo casamenteiro”, neste dia dedicado aos namorados, mostre afeto à pessoa que você ama. Troque presentes, faça um passeio, renove as promessas de amor eterno. Mas não se esqueça de se afeiçoar também pelos seus sonhos, justamente para fazer diferença na vida de quem você ama.

Assim, além de conquistar um namorado (ou namorada) para chamar de seu (ou sua), você também pode conquistar a aprovação no concurso que representa os sonhos a serem partilhados com a pessoa amada.

Então, escolha um concurso para chamar de seu; escolha um concurso para namorar.

(*) Advogado, professor da Faculdade Promove, mestre em Educação, delegado federal aposentado e autor de “Como Passei em 15 Concursos”

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por