Emagrecimento saudável sem fórmula mágica

23/10/2020 às 22:07.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:52

Nayara Mussi Monteze*
 

Como conseguir manter o equilíbrio físico e mental no contexto de uma pandemia? O tempo passado dentro de casa mudou o hábito alimentar de muita gente, que fez um uso maior dos serviços de delivery, ou experimentou novas receitas, nem sempre saudáveis. Com a retomada gradual das atividades e até mesmo do trabalho, é hora de pensar em reeducação alimentar.

Você ganhou alguns quilinhos? Não se preocupe, vivemos um período de grandes desafios, mas tenha em mente que receitas milagrosas e imediatistas não são a solução. Tais receitas prejudicam ainda mais a saúde e não garantem a manutenção da perda de peso, principalmente quando utilizadas sem orientação de um profissional especializado. 

Todo dia é um bom dia para fazer um novo planejamento dos hábitos de vida, incluindo alimentação saudável e prática de atividades físicas.

Atrelado aos fatores emocionais em tempos de pandemia, algumas pessoas viram o ponteiro da balança subir. Em um período de reclusão social domiciliar, foram mais horas em casa, em home office, estudando, passando em média mais tempo sentadas em frente ao computador, favorecendo o ganho de peso e o sedentarismo, aponta publicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia (Ferreira et al, 2020).

Afinal, como emagrecer, manter a saúde física e mental, mesmo com o desafio da nova rotina?

Priorizar o consumo de alimentos na sua forma in natura é o primeiro passo. Alimentos industrializados são ricos em gorduras, açúcares e sódio e, além disso, conferem menor saciedade, favorecendo o ganho de peso.

Capriche na ingestão de água! Não deixe de fazer as principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar. Mastique bem e devagar. Conheça sobre os passos para uma alimentação saudável no Guia Alimentar para a População Brasileira disponível gratuitamente na internet. Dê a você um tempo especial para cuidar da sua alimentação.

Um processo de emagrecimento eficaz está associado a uma vida fisicamente ativa. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é recomendado fazer pelo menos 150 minutos de atividade física por semana e, mesmo em períodos de isolamento, o Colégio Americano de Medicina do Esporte sugere que a atividade física, de intensidade moderada, deve ser mantida reforçando a importância de mantermos fisicamente ativos em qualquer situação!

O nutricionista é o profissional capacitado para orientar você sobre os cuidados com a sua alimentação. Não existe dieta pronta e que serve para todo mundo. O planejamento alimentar deve ser individualizado para que atenda suas preferências alimentares e necessidades nutricionais. É possível seguir uma dieta comendo o que gosta! Já para conhecer as atividades físicas que te motivam mais e a forma correta de praticá-las, oriente-se com um profissional da Educação Física.
Não busque fórmulas mágicas. Busque equilíbrio. Cuide da sua saúde da melhor forma. Oriente-se. Não se exija demais. A modificação de hábitos de vida requer aprendizado para ser eficiente. 

*Nutricionista doutora em Ciência de Alimentos e coordenadora do curso de Nutrição da Una Linha Verde - nayara.monteze@una.br
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por