O ciúme nasce do mal-entendido e morre na clareza

Publicado em 27/09/2025 às 06:00.

Mauro Condé*


Num belo fim de tarde ... a jovem Hae-mi saúda o pôr do sol dançando ... leve e solta ... ao som do trompete mágico de Miles Davis em seu clássico Jazz modal “Générique”.

Como se quisesse desacelerar o tempo ... criar uma sensação de flutuação ou sonho.

Onde o vazio pudesse magicamente se dissolver e abrir espaço para a leveza ... a serenidade e a vida ... independente das armadilhas do destino.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento ... usando como meio de transporte excelentes filmes em exibição nos streamings.

Eles me levaram para a Coreia Do Sul ... onde fui recebido por Jong-soo ... a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

- Aprenda a expressar em palavras ... neutras e não desagradáveis ... os seus sentimentos negativos e de desconfiança.

- Os sentimentos passam e nos libertam quando são expressos diretamente.

Jong-soo é o protagonista do filmaço “Em Chamas” ... baseado num conto do escritor japonês Haruki Murakami.

Um dia ... trabalhando como entregador ... Jong-soo reencontra Hae-mi ... uma amiga querida de infância.

A jovem tem uma viagem marcada para o exterior e pede para Jong-soo cuidar de seu gato de estimação enquanto está longe.

Porém ... quando ela volta para casa ... volta na companhia de Ben ... um jovem rico e misterioso que conheceu na África.

O ilustre desconhecido revela para todos que tem um hobby muito peculiar.

Uma verdadeira obra de arte que apresenta sentimentos que nos revelam o que é escuro na vida (inveja ... rancor ... ressentimento ... vazio) para que possamos reconhecê-los em nós e ... então deixá-los ir.

Um convite para uma visita ao espaço secreto do que normalmente evitamos .... onde nasce o ciúme ... a solidão ... a esperança e o enigma do outro.

Uma aula sobre como aprender a reconhecer o que corrói as relações humanas ... o que ameaça nossa integridade afetiva e a necessidade de escolher emoções que nos fortaleçam diante de pensamentos que tentam nos enfraquecer.

Em Chamas é como uma sessão de terapia projetada em tela ... que nos expõe a sentimentos difíceis ... não para nos punir ... mas para que possamos reconhecer ... compreender e domar nossas próprias sombras.

Não se iluda com o seu ritmo inicial muito lento ... o filme vai ... literalmente ... pegando fogo aos poucos até que ... um final prá lá de surpreendente recompense toda nossa paciência.

* Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por