O legado olímpico

02/07/2016 às 06:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:08

Aristóteles Drummond*

O sucesso das Olimpíadas parece garantido, dependendo apenas do esquema de segurança e do controle de eventuais manifestações políticas, que, no nosso entender, deveriam ser formal e legalmente proibidas no período dos jogos e na cidade do Rio de Janeiro. 

Passado o evento, vamos entrar na fase da gestão do legado e de providências essenciais para o bom funcionamento da nova cidade que está surgindo. As recentes manifestações no Galeão foram lamentáveis.

Apesar do ano eleitoral, a sociedade, com os últimos acontecimentos nacionais, parece amadurecida para aceitar medidas racionais, embora possa atingir interesses localizados. Um deles é o estacionamento nas ruas do Centro, desde a Praça Paris até a Central do Brasil e o Porto Maravilha. Fundamental para que se sinta efetivamente as vantagens do VLT e a melhoria na mobilidade urbana. 

Também seria aconselhável que a prefeitura alterasse a parada dos ônibus destinados a Zona Oeste e Baixada, que fazem ponto na Glória, atravessando toda a cidade desnecessariamente. Deveriam ficar na região da Camerino, por exemplo. No Centro, apenas os casos especiais, como a lateral do Fórum e os fundos dos prédios do Ministério da Fazenda e TRT, na rua Debret.

A região pede ainda uma fiscalização severa na ocupação dos cruzamentos, causa maior dos engarrafamentos. É necessária também a punição exemplar para quem ocupar as faixas demarcadas. 

A seguir, não custa repetir a exaustão, precisa ser feito o controle da população de rua na mesma área e nos bairros da Zona Sul, por ser região de turismo. E ainda reforçar a iluminação nos chamados “pontos negros” nas ciclovias.

O Rio vem sofrendo em sua imagem com questões ligadas à violência, os surtos de dengue e gripe, além dos transtornos ocasionados pelas manifestações no Centro, que irritam moradores e assustam turistas. Para completar, uma vigorosa fiscalização nos táxis que servem os aeroportos e a rodoviária, para proteção dos profissionais da concorrência desleal dos chamados “piratas”.

A esta altura, podemos acreditar que as obras mais importantes efetivamente estarão prontas. A inauguração do túnel Prefeito Marcelo Alencar foi um presente para a cidade. 

O exemplo desse pacote de obras é importante para a credibilidade do país, abalado pelas obras inacabadas, atrasadas e sem uma satisfação à sociedade. Falta um mínimo de informação, por exemplo, quanto às obras nos dois principais acessos à cidade, de responsabilidade federal e de concessionárias, que são as que estão em andamento na chegada à cidade pela Via Dutra e pela Washington Luiz, ligações com São Paulo e Minas e Brasília. 

Vamos acompanhar, cobrar e aplaudir, quando for o caso. 

(*) Jornalista e escritor

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