Mauro Condé*
“O passado é um fósforo já queimado... o presente, um fósforo aceso... e o futuro, ainda nem foi riscado”... Boni.
Naquela madrugada fria, o Capitão reuniu de surpresa a sua tropa inteira, sentada no meio do mato, enquanto dava uma aula sobre o conceito de estratégia.
Puto da vida ao perceber que o soldado 05 dormia no meio da sua palestra, o capitão foi até ele e colocou em suas mãos uma granada.
E ameaçou : seu 05, se o senhor deixar essa granada cair o senhor vai explodir o turno inteiro... vai explodir seus colegas, explodir meus auxiliares e o senhor vai me explodir.
O senhor vai dormir, seu 05?
Ao ouvir o soldado responder “- não, capitão!” ele completou... acho bom, porque estamos todos confiando no senhor!
Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes filmes na Netflix.
Eles me levaram para a base de treinamento do Batalhão do Bope, no Rio de Janeiro, onde fui recebido pelo Capitão Nascimento, a quem fui logo pedindo:
Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
- Estratégia ... nada mais é do que a arte de remover obstáculos que ameaçam impedir o atingimento de suas metas e objetivos.
Capitão Nascimento é o protagonista do excelente filme “Tropa de Elite”.
Ele me deu dicas preciosas para fazer de 2025 um ano repleto de sucesso e realizações:
Mentalize o ano novo como uma montanha a ser escalada, no final da qual existirá um “pote de ouro” como recompensa por todas as suas lutas e conquistas pessoais na travessia de cada dia do ano.
Logo no primeiro dia defina, antes de tudo, o conteúdo do seu pote de ouro... defina claramente as metas e objetivos que você almeja realizar até o dia 31 de dezembro.
Depois, para escalar essa montanha, desenhe... em forma de plano de ação... um mapa com a rota a ser seguida... dia após dia... em busca do seu pote de ouro... a sua estratégia.
Com o mapa na mão, faça um diagnóstico de todos os obstáculos (os jacarés perigosos) que você poderá encontrar pelo caminho e contra os quais você terá que lutar para chegar ao fim de sua jornada.
Não existe vida sem obstáculos... desde o primeiro dia do ano saiba detectá-los ... e parta sem medo pra cima deles para não acabar o ano correndo o risco de cochilar com a granada dos obstáculos não superados na mão.
* Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco