Virada Criativa do Memorial Vale está de volta com atrações diversificadas que tomarão conta do interior do Museu e do seu entorno em mais de 12 horas de programação gratuita
Palhaços de Versales (Daiane Silvestre/Divulgação)
Virada criativa do Memorial Minas Gerais Vale celebra a diversidade com mais 12 horas ininterruptas de atrações artísticas. A programação gratuita traz mais de 30 atrações para públicos de todos os gostos e idades das 13h de sábado, 27 de julho, às 2h da madrugada de domingo, dia 28.
O Memorial Minas Gerais Vale se prepara para receber a edição 2024 do Boa Noite Memorial, sua tradicional virada criativa que reúne shows musicais, performances, intervenções, oficinas, teatro, dança, circo, artes visuais e muito mais. A partir das 13h do dia 27 de julho, sábado, até às 2h da manhã de domingo, 28, o público poderá desfrutar de uma programação diversa e gratuita com 30 atrações. O roteiro conta na abertura com uma reverência aos povos tradicionais, com a demonstração de modalidades de jogos da Aldeia Katurãma que apresenta suas danças típicas e cantos; o Congado dos Arturos; show da cantora Majur; do pianista Jonathan Ferr, um dos nomes mais celebrados na nova geração do jazz brasileiro; leitura dramática "A Carniceira", com Rejane Faria e Bárbara Colen; Desculpe o Auê, uma festa com a personalidade da musa Rita Lee, o gingado do Djonga e o eco emocional da Alcione, e muito mais.
Todas as atrações são gratuitas. Os eventos que acontecem nos ambientes internos do Memorial Vale estão sujeitos a lotação. Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência na recepção do museu. O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Saiba mais neste link.
“Como em anos anteriores, a diversidade é o fio condutor do Boa Noite Memorial. A ideia é proporcionar atrações para todos os gostos e idades em um evento vibrante que transformará a Praça da Liberdade e os espaços do Memorial em palcos pulsantes de criatividade. Será uma grande festa para marcar o último dia de funcionamento do atual museu que, a partir de agosto, passará por um processo de renovação. A virada também marca o início das atividades do projeto Memorial Vale Itinerante, que percorrerá diversas cidades mineiras”, explica Wagner Tameirão, gerente do Memorial Vale.
A programação musical inclui shows de Pé de Sonho, Raquuel Koan, Pejota com participação de Mac Júlia, Jonathan Ferr, Totô de Babalong e DJs que prometem animar o público com diferentes estilos musicais. Além disso, haverá oficinas criativas, como a de construção de brinquedos "Ecológico Clown", e atividades interativas, como a "Caçadores da Memória", que convida o público a explorar o museu em busca de memórias perdidas.
Durante o Boa Noite Memorial, o público também poderá conferir as exposições em cartaz no Memorial, como "abrir-se um abutre ou mesmo depois de deduzir dele o azul", "Atmosfera", "Tempo e Patrimônio" e a instalação “Alegoria Cintura Fina” que retrata o ícone LGBTQIAPN+ da cena belo-horizontina. Os DJ'S Camis, Fê Linz e Denis agitarão o público em vários horários, assim como as intervenções circenses da Casa Circo Gamarra “Palhaços de Versalhes” que associa técnicas e modalidades cênicas diversas com personagens caracterizados. O público poderá prestigiar ainda a ação “Flores de Coragem” elaborada pela Mimulus Cia. de Dança que homenageia Baby Mesquita e os 30 anos da companhia. Também haverá a exibição da “Mostra Dança em Foco”, uma vídeoinstalação que apresentará uma seleção especial do Festival Internacional de Vídeo & Dança com três mostras: On Tour, Solos e Duos, Coreoedições e Coreografias da Câmera com trabalhos nacionais e internacionais.
O edifício-sede que abriga o Memorial Minas Gerais Vale será fechado temporariamente para intervenções de requalificação, novas estruturas e instalação de nova expografia permanente. O trabalho de renovação do Memorial Vale foi construído a partir da ideia e pesquisa desenvolvida pelas escritoras e pesquisadoras Heloisa Starling e Lilia Schwarcz. A curadoria da nova exposição é assinada por Isa Grimspum Ferraz e a co-autoria é de Marcelo Macca.
Durante as obras, o Memorial Vale continuará em atividade com o projeto Memorial Vale Itinerante. A programação se inicia em agosto, com a abertura da exposição imersiva “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, que chega a Minas Gerais pela primeira vez e tem o patrocínio do Memorial Minas Gerais Vale e Instituto Cultural Vale.
Com entrada gratuita, “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci” terá aproximadamente mil metros quadrados e oito áreas expositivas. A mostra proporcionará uma viagem pelas invenções, experimentos e criações artísticas em tamanho real de Da Vinci, além de usar recursos de realidade aumentada. Em Belo Horizonte (MG), a exposição ocorrerá no Espaço 356 (Rua Adriano Chaves e Matos, 100, Bairro Olhos D'Água). Sucesso de público, a mostra já passou por Vitória (ES), realizada pelo Museu Vale, recebendo mais de 60 mil pessoas, e foi adaptada da montagem que celebrou os 500 anos de Da Vinci no Museu da Imagem do Som (MIS Experience), em São Paulo.
Serviço: Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita