Simone DemolinariPsicanalista com Mestrado e dissertação em Anomalias Comportamentais, apresentadora na 102,9 e 98 FM

Como anda seu tanque de combustível?

Publicado em 26/05/2022 às 06:00.

Nosso equilíbrio emocional, bem como nossa saúde mental, dependem intrinsicamente do nível do  “combustível" de cada um. Assim como um carro que não anda de tanque vazio, nós, seres humanos, também não.

Esvaziamos nosso tanque de combustível com algumas condutas autodestrutivas emocionais. Um bom exemplo disso é a intolerância à frustração.

Um indivíduo, quando não consegue gerir bem as frustrações, costuma ter dois comportamentos típicos de sua revolta: ou fica parado remoendo o que julga ser um absurdo ou então tenta reverter o fato já ocorrido. Ambas as formas de agir, remoer ou lutar contra o que já passou, são “ladrões” de combustíveis pois revelam clara intolerância à frustração; grande sinal de imaturidade.

Devemos andar para frente e, se quisermos manter uma forma equilibrada de lidar com os dissabores da vida, é preciso administrar, com serenidade, e através de atitudes resolutivas, as situações e os problemas da vida.

Outro dreno de combustível emocional são as ilusões. Muitos gostam de dizer que a receita para não se decepcionar é parar de criar expectativa. Não é o que penso! Acredito que nossas expectativas são nossas grandes aliadas. É através delas que estimamos nossa longevidade (expectativa de vida), que planejamos uma viagem, que topamos participar de uma festa ou iniciamos um novo relacionamento. É com expectativa de que iremos ter bons momentos que saímos de nossas casas para nos divertir, para trabalhar e topamos novos desafios. Ter expectativas positivas nos impulsiona, nos dá um gás extra, tão necessário para nosso dia a dia. Portanto, não acredito que o problema esteja na criação da expectativa, mas sim na criação de ilusões. Ter ilusão de que um casamento será “mar de rosas”, ter ilusão de que uma promoção profissional virá da forma que gostaríamos, ilusão de que uma pessoa egoísta terá um “click" de consciência e passará a ser generosa, ilusão de que um relacionamento afetivo vai tampar todas as carências emocionais, ilusão de que uma pessoa pouco confiável irá cumprir um combinado. São inúmeras ilusões que criamos para embaçar a realidade. Mas é preciso lembrar que toda ilusão gera uma desilusão e isso queima grande parte do nosso combustível emocional.

Dada a busca pelo bem-estar, equilíbrio emocional e saúde mental, deveríamos dar grande atenção para nosso "tanque de combustível" e entender que sem ele não conseguimos ir longe, pois nos faltará o elemento fundamental: a força geradora. Isso explica algumas pessoas com poucas habilidades específicas realizando grandes coisas. Muitas vezes, isso se deve à reserva emocional que aquela pessoa possui.

Aos que desejam aumentar seu tanque de combustível, a primeira coisa a fazer é parar de gastá-lo inutilmente. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por