Quando ouvimos falar em doença de Crohn ou em Retocolite Ulcerativa, logo vem a estranheza, seguida da pergunta: “o que é isso”? A princípio as pessoas que tinham Doenças Inflamatórias Intestinais – DII só sabiam que elas eram autoimunes, não contagiosas, que não têm cura, no entanto, possuem tratamento medicamentoso que é feito por toda a vida.
Como as doenças inflamatórias intestinais não são como uma receita de bolo, já que não funciona igualmente para todos, o conhecimento e a experiência pessoal de cada portador precisava ser intercambiada. Foi assim que, há mais de 13 anos, surgiu o GADII, Grupo de Apoio aos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais.
O GADII cresceu e englobou portadores não só da capital, mas de cidades do interior de Minas Gerais. Conquistou políticas públicas que beneficiaram pessoas de várias localidades do Estado. Surgiu a necessidade, então, de estruturar o grupo de forma a dar conta da demanda. E assim foi que o GADII foi lapidado e transformado em AMDII, a Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais.
O que orienta a AMDII é basicamente:
- Representar os pacientes com Doença Inflamatória Intestinal em cada município e no Estado;
- Combater o preconceito e marginalização por meio de informação e atividades que favoreçam a inclusão, convivência e a integração desses pacientes;
- Lutar pela inclusão de medicamentos capazes de atender às necessidades dos portadores estaduais;
- Lutar pelo acesso da pessoa com Doença Inflamatória Intestinal a serviços fundamentais, em especial à saúde e assistência social;
- Buscar a inclusão de assistência especializada em todas as fases da doença, objetivando sua reabilitação e habilitação;
- Cultivar a solidariedade entre as pessoas com Doença Inflamatória Intestinal;
- Promover e estimular a assistência social e o amparo medicamentoso (dentro das possibilidades);
- Promover a troca de informações, orientações e assistência moral, empoderando os portadores para resolução das dificuldades de cada um.
A AMDII conta com o apoio da Sociedade Mineira de Coloproctologia, da Sociedade Mineira de Gastroenterologia, da LIGASTRO (Liga de Gastroenterologia da Unifenas BH), e de uma ampla rede de voluntariado, incluindo profissionais e empresas das mais diversas áreas. São promovidas reuniões periódicas na região metropolitana e no interior do Estado, divulgando e esclarecendo sobre a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, sob vários aspectos, podendo citar entre eles o clínico, o psicológico e nutricional. Mais recentemente, lançou o projeto AMDIInho, para cuidado das crianças com idade entre 06 e 16 anos, sejam portadores ou filhos de portadores.
Dados sobre a associação, como a agenda de eventos e os programas de benefício, podem ser encontrados no site www.amdii.org.br. As notícias, sempre atualizadas, são encontradas no Facebook amdii.doencasinflamatoriasintestinais. O atendimento é feito também pelo telefone (e whatsApp) (31) 97560.9304, sempre após 14:00 horas.
O cadastro junto à AMDII é gratuito, bem como a participação em todos os eventos realizados, que são abertos aos portadores, seus familiares e amigos.