Tio FlávioPalestrante, professor e criador do movimento voluntário Tio Flávio Cultural.

Atoefeito e Projeto Voz: novos olhares e perspectivas

09/12/2016 às 18:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:01

Desde 2014 o atoefeito, manifesto que mobiliza talentos para mudar realidades indigestas, tem atuado voluntariamente junto às APACs (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) em pesquisas para conhecer esse método nacional de recuperação de homens e mulheres que se encontram privados de liberdade.

O grupo, coordenado pela professora e consultora Denise Eler, é formado por profissionais de grande destaque em áreas diversas e que doam o seu talento para ajudar a entender como a sociedade encara temas bem densos e, logicamente, como obter novos pontos de vista. As primeiras entregas do grupo são um site, ainda em teste, explicando o que é a APAC e sua metodologia, trazendo luz a um assunto que merece a atenção de todos, que é a segurança pública, mas que vai além, tratando do ser humano e sua dignidade.

Foi feito, também, o pré-lançamento do documentário “como matar um criminoso”, com depoimentos de recuperandos (presos) e especialistas, como Valdeci Ferreira, da FBAC, e Mario Otoboni, criador do método. O filme foi dirigido pelo professor Júlio Alessi, produzido pela Cacto Filmes e contou com uma fantástica trilha sonora de André Borges. Para conhecer o manifesto, acesse: atoefeito.vc.

Em se falando de boa iniciativas, merece destaque, também, o financiamento coletivo de um outro grupo, o Projeto Voz, que coordena um conjunto de iniciativas nas áreas de comunicação e educação desenvolvidas em unidades prisionais.

Durante 12 meses de convivência com internas de uma unidade de mulheres grávidas e lactantes, a jornalista Natália Martino e o fotógrafo Léo Drumond acompanharam não apenas o cotidiano intramuros do lugar. Presenciaram e registraram também partos, audiências judiciais, chegadas de alvarás de soltura, retorno para casa, separação de mães e filhos. Ouviram confidências, fotografaram diversos momentos. Parte de tudo isso estará num livro, que intercala fotos e textos em 208 páginas. Para ajudar a financiar essa obra, basta olhar as opções em www.catarse.me/maesdocarcere.

  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por