A Fundação CDL Pró-Criança, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH, é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para a construção de um futuro melhor para crianças, jovens e adolescentes da capital e região metropolitana.
Essa iniciativa de empresários do comércio, ligados à CDL/BH, que resolveram se mobilizar em torno dos problemas que afetavam a vida dessas pessoas, foi criada em 10 de outubro de 1986. Dentre os valorosos programas desenvolvidos, estão:
• Programa Educação e Trabalho (PET) – Promove a qualificação profissional e a inserção de adolescentes e jovens, com idades entre 15 e 20 anos, no mercado de trabalho, por meio da Lei do Aprendiz (nº 10.097/2000).
Essa lei determina que todas as empresas de médio e grande portes contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários.
Durante todo o período de aprendizagem, os jovens recebem uma formação técnico-profissional nas áreas de comércio e serviços, administração e logística, além de desenvolverem atividades culturais, como visitas a museus, exposições e mostras de artes, prática de esporte e lazer em clubes da capital, dentre outras.
Empresários que desejam contratar aprendizes podem entrar em contato por meio do telefone: (31) 3249-1885 ou pelo aline.maia@fundacaocdl-bh.org.br.
Jovens que desejam se inscrever no Programa e ter a primeira oportunidade de emprego podem fazer a inscrição pelo telefone: (31) 3226-8880.
• Natal de Todo Mundo – Desenvolvido em parceria com o CDL Jovem, os participantes são levados a um espaço de lazer, no qual têm a oportunidade de brincar e desfrutar de um momento de confraternização.
Nesse dia há a chegada do Papai Noel, que distribui presentes a todos os participantes. O Programa foi criado em 1999 e, desde então, já foram entregues mais de 15.000 brinquedos em cerca de 200 creches e instituições de acolhimento.
• Ver é Bom Demais – Iniciado em 2002, busca facilitar o acesso de crianças e adolescentes à assistência oftalmológica.
Além do teste de acuidade visual, realizado por meio do trabalho de voluntários, aqueles que forem diagnosticados com baixa visão são encaminhados para médicos oftalmologistas parceiros do Programa, que oferecem consultas gratuitas aos atendidos e, posteriormente, o Programa disponibiliza, também, a doação de óculos para aqueles que necessitarem.
Até hoje, já foram realizados 4.203 testes de acuidade visual, 1.657 exames oftalmológicos e 1.215 óculos foram entregues.
• Brincadeira é Coisa Séria – Criado em 2011, é fruto da parceria entre Fundação CDL Pró-Criança e CDL Jovem. O objetivo é construir brinquedotecas em instituições de acolhimento, proporcionando às crianças um espaço que estimule o brincar e valorize a importância das atividades lúdicas, essenciais para o desenvolvimento cognitivo, motor e psicossocial das crianças.
As instituições de acolhimento são espaços que recebem crianças e adolescentes abandonados e/ou em situação de violação de direitos, retirados da convivência familiar por recomendação do Juizado da Infância e da Juventude ou pelos Conselhos Tutelares. Até hoje já foram construídas seis brinquedotecas e doados 650 brinquedos.
• Sorridente – O programa, desenvolvido em parceria com o CDL Jovem, promove a assistência odontológica preventiva em crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. Desde sua criação, em 1990, o Sorridente já beneficiou 13.680 crianças. Contato: (31) 3249-1791 ou fundacaocdl-bh.org.br.