Tio FlávioPalestrante, professor e criador do movimento voluntário Tio Flávio Cultural.

Educação para a cidadania

05/01/2017 às 20:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:19

Fundada em 4 de dezembro de 1975, a Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte – Assprom – surgiu para regularizar a situação de 200 adolescentes que trabalhavam em órgãos estaduais. A partir da fundação, os adolescentes e jovens passaram a ter garantidos seus direitos constitucionais, contemplados na Constituição de 1988 (mais tarde, em 1990, regulamentados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA). À época, o então governador Aureliano Chaves enviou aos órgãos públicos do Estado carta recomendando a admissão dos jovens da associação.

 Ao longo dos anos, a entidade ampliou consideravelmente a atuação, acompanhando o adolescente e o jovem não só em seu local de trabalho, mas também junto às famílias, escolas e comunidade, buscando atuar em consonância com as políticas públicas de assistência social. E essa frente de trabalho da Assprom é admirável, pois vê o indivíduo de maneira global (sociedade e família) e suas responsabilidades sociais.

Encaminhando para o primeiro emprego, promovendo a formação pessoal, profissional e cidadã, a instituição passou a atender um número crescente de adolescentes e jovens de Belo Horizonte e região metropolitana. Posteriormente, seu atendimento foi ampliado para o interior de Minas Gerais, a partir de parcerias com de cerca de 400 organizações de administrações municipais e estadual, empresas públicas e privadas, socialmente responsáveis e empenhadas em promover a inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade no mundo do trabalho. 

Hoje, a associação atende cerca de 3.400 adolescentes e jovens, preparando-os para a sua primeira inserção ao mundo do trabalho. Com essa finalidade, desenvolve uma série de atividades: cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar e profissional, atividades socioeducativas, promoção do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

 A Assprom também disponibiliza psicólogos, assistentes sociais e educadores para oferecer orientação pessoal e psicológica, formação profissional, atividades de esporte, lazer e cultura, palestras e campanhas educativas, favorecendo a formação integral de cada adolescente e jovem atendido.

Conheça mais sobre a atuação da associação e saiba, inclusive, como apoiar iniciativas como essa no site assprom.org.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por