A história do Hospital da Baleia tem seu início em 4 de julho de 1944. A antiga Fazenda do Baleia, na mata que leva o mesmo nome, foi cedida pelo então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, ao industrial mineiro Benjamin Ferreira Guimarães. Juntamente com seu filho, Antônio Mourão Guimarães e do médico e amigo, Baeta Vianna, Benjamin viabilizou, através da doação de 20 milhões de cruzeiros, a criação do hospital que foi construído como parte da Cruzada Mineira contra a Tuberculose.
A primeira construção, hoje a Unidade Antônio Mourão, recebia até 250 crianças, filhas de pais tuberculosos, que ali recebiam todo o amparo possível. As crianças doentes eram encaminhadas para a Unidade Hospitalar Maria Ambrosina, onde recebiam os primeiros socorros.
Com o passar do tempo, o Hospital da Baleia especializou-se no atendimento cirúrgico e ortopédico. Na década de 50, passou a ser referência em ortopedia no país. Gradativamente, nas décadas seguintes, o hospital ampliou a sua atuação oferecendo várias especialidades médicas.
A instituição foi uma das primeiras de Belo Horizonte a estabelecer parceria com o poder público, em 1987, passando a atender por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), implantado no país no ano seguinte.
Atualmente, o Complexo Hospitalar é composto pelas unidades Maria Ambrosina, Antônio Mourão e Baeta Vianna. Há, ainda, a Unidade Antônio Chagas Diniz utilizado pela Prefeitura de Belo Horizonte para o funcionamento do Posto de Atendimento Médico (PAM) Saudade e o Centro de Radioterapia, que completa o tratamento de pacientes oncológicos com equipamentos de ponta. É considerado, hoje, uma referência no atendimento às crianças com câncer.
Para continuar realizando o seu trabalho, a instituição precisa muito da sua ajuda. Vários parceiros estão fazendo a sua parte: nos caixas das lojas da Drogaria Araújo e do Epa é possível doar qualquer quantia para o hospital, assim como adquirir produtos com a marca do Baleia. No Shopping Cidade todas as moedas lançadas até o dia 24/12 ao Rio Sena cenográfico também serão destinadas ao hospital.
A Rede de Amigos do Baleia concentra todas as doação recebidas pelo hospital. É através dela que a instituição consegue garantir qualidade de atendimento para seus pacientes e melhorias em sua infraestrutura. São vários os tipos de doações recebidas: financeiro, alimento, mobiliário, vestuário, brinquedo e voluntariado. Para mais informações sobre a Rede de Amigos do Baleia, ligue (31) 3489-1653, 3489-1654 ou pelo e-mail rededeamigos@hospitaldabaleia.org.br.