Tenho sempre ressaltado o tanto de iniciativas de pessoas, coletivos, grupos de amigos, religiosos ou não, instituições que promovem o bem e geram um impacto social imenso, indispensável hoje na nossa sociedade. Se não fossem essas pessoas, físicas e jurídicas, que se organizam para promover aquilo que foi deixado como lacuna pelo Estado, teríamos, com certeza, uma sociedade muito mais conturbada do que temos atualmente.
O que tenho visto é que essas pessoas têm levado bens materiais para aqueles que precisam, mas a maior riqueza que se entrega nessas obras é o amor, respeito, cuidado, atenção, coisas que muitos dos beneficiados não têm acesso e que faz tanta falta quanto o alimento.
A Instituição Beneficente Martim Lutero (IBML) é filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1990, pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte. É estimulada pela importância de promover o bem-estar do ser humano, apoiando-o na vivência da dignidade e da cidadania, através de ações diaconais que contribuam para a paz, a justiça e o bem da criação.
São vários projetos sociais dentro do contexto de cada uma das quatro unidades: o Lar de Idosos Luisa Griese - LLG, localizado em São José da Lapa, que busca garantir o envelhecimento com dignidade; a Creche Centro Cantinho Amigo – CCA, com crianças de dois a cinco anos, localizada em Ribeirão das Neves, e o Centro de Integração Martinho – CIM, onde são atendidas atualmente cerca de 100 crianças e adolescentes, entre 06 a 18 anos, moradores do Aglomerado da Serra, maior complexo de vilas e favelas de Belo Horizonte.
No CIM são oferecidas várias oficinas de arte, informática, trabalhos com materiais recicláveis, percussão, dança, jogos, brincadeiras e iniciação musical com flauta. Há, também, atividades que fortalecem os vínculos com as famílias e a comunidade, facilitando o acesso à informação, formação, saúde, educação, cultura, lazer e esporte, identificando e apoiando o desenvolvimento das potencialidades locais em relação ao trabalho e renda, estimulando o protagonismo juvenil com a participação de todos.
E há, também, o projeto de música “Tocando pela Vida – TPV”, cujos integrantes iniciam no CIM, nas oficinas de iniciação musical com flauta doce. Educandos que atingem um grau satisfatório de habilidade musical com flauta são convidados a integrar o Coral de Flautas TPV, que se reúne semanalmente, e onde aprofundam os conhecimentos musicais e ensaiam o repertório para apresentações, realizadas em eventos culturais na cidade de Belo Horizonte.
No trabalho voltado à criança e ao adolescente, famílias em situação de exclusão socioeconômica e cultural são apoiadas, complementando a educação de seus filhos, através de diversas oficinas educativas, socioambientais e artísticas que possibilitam a aquisição de habilidades e valores artístico-culturais, éticos e conscientes que favorecem a construção da autoestima, da autoconfiança, do protagonismo e da cidadania.
Contatos: ibml@luteranos.com.br