TV

Os Simpsons previram o conflito entre Rússia e Ucrânia? Produtor do desenho do canal Fox explica

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.com.br
24/02/2022 às 18:48.
Atualizado em 24/02/2022 às 18:53
Episódio 9 do desenho Os Simpsons, exibido em 1998, previu o conflito entre Rússia e Ucrânia? (Fox / Reprodução)

Episódio 9 do desenho Os Simpsons, exibido em 1998, previu o conflito entre Rússia e Ucrânia? (Fox / Reprodução)

Mais uma vez o desenho animado Os Simpsons, exibido há mais de 30 anos pelo canal Fox, está sendo associado à previsão do futuro. Agora, o episódio 9, da temporada 19, de 1998, intitulado Na Onda do Mar, segundo os fãs da série, previu que a Rússia lançaria uma invasão em larga escala à Ucrânia.

Vídeo com parte do famigerado episódio foi compartilhado no Twitter pelo usuário intitulado Genius Manushya na terça-feira (22) e já conta com mais de 225 mil visualizações. Ele mostra uma reunião do Conselho de Segurança da ONU em que a Rússia surpreende ao voltar a ser a extinta União Soviética e a ameaçar o mundo com seu arsenal bélico.

Em resposta a mais uma suposta previsão feita pelo desenho animado, o produtor-executivo dos Simpsons, Al Jean, disse em entrevista ao site americano The Hollywood Reporter que a piada de 24 anos é “muito triste”.

Como a animação da Fox possui mais de 700 episódios, ao longos das décadas, fãs retiraram várias cenas com o que chamam de visão do futuro dos criadores, como o surgimento do novo coronavírus e até a invenção do aplicativo FaceTime, do iPhone.

“Odeio dizer isso, mas nasci em 1961, então 30 anos da minha vida foram vividos sob o espectro da União Soviética. Para mim, é mais triste do que o normal uma previsão desse tipo. A gente apenas achava que as coisas iam dar errado”.

No episódio em questão, em que a Rússia se revela como União Soviética, com tropas e tanques descendo as ruas enquanto o Muro de Berlim é instantaneamente ressuscitado, segundo Al Jean, como era uma piada, a equipe até conseguiu os direitos de uso do hino A Internacional, muito associado ao comunismo.

“A agressão histórica nunca desaparece, na verdade, e você precisa se manter super vigilante. Em 1998, quando esse clipe foi ao ar, talvez fosse o auge das relações entre EUA e Rússia. Mas, desde que (o presidente russo Vladimir) Putin entrou, quase todo mundo deixou claro que ele é um cara mau e que coisas ruins iriam acontecer”, comenta o produtor-executivo de Os Simpsons ao The Hollywood Reporter.

Na manhã desta quinta-feira (24), tropas russas cruzaram a fronteira da Ucrânia e iniciaram o conflito tão temido pelo mundo. Vídeos de explosões em várias cidades ucranianas, incluindo a capital, Kiev, circularam nas redes sociais. O presidente americano Joe Biden prometeu que o mundo “responsabilizará a Rússia” pelo ataque.

“Existe o tipo de previsão em que fazemos referência a algo que aconteceu e que volta a acontecer. Esperamos que não aconteça, mas infelizmente acontece”, diz Jean, acrescentando que a série provavelmente abordará como o mundo está mudando, mas os espectadores não devem esperar uma referência específica ao conflito entre Rússia e Ucrânia.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por