Empadão e sushi em formato de ovos de Páscoa ganham cada vez mais espaço no mercado de BH (Divulgação)
A inovação está em tudo e, nesta Páscoa, tem gente radicalizando na receita para deixar os tradicionais ovos de chocolate mais atrativos para quem não perde a chance de um consumo “diferentão”. Sucesso é garantido. Tem confeiteiro com fila de espera.
O chef Luciano Cardinali resolveu trocar o doce pelo salgado numa receita de empadão em formato de ovo de Páscoa e tem feito sucesso. “É o meu segundo ano vendendo e a demanda está alta. Tive que contratar mais gente para dar conta da demanda”, celebra.
O público que mais procura o “empadão de páscoa” é formado por compradores geralmente mais jovens que procuram opções inusitadas para presentear, diz Luciano. “A mesma pessoa compra mais de um e tudo vai embrulhadinho, na bandeja, como um ovo de Páscoa de chocolate caseiro”, afirma.
Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o setor confeiteiro deve movimentar R$ 2,49 bilhões em todo o país nesta Páscoa. Um crescimento de 2,8%, apenas em Minas Gerais, onde a alta deve significar um aumento de R$ 237 milhões nas vendas.
Em Belo Horizonte, uma pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-BH) mostrou que 49,1% dos comerciantes belo-horizontinos esperam uma Páscoa melhor que em 2022 e 35,1% dizem que será pelo menos igual ao ano anterior. Mas para garantir o crescimento, 18,8% dizem que é preciso oferecer variedade além dos tradicionais ovos e chocolates.
Esse foi o caminho escolhido pelo casal Ana Scott e Kevin Santiago. Os dois são donos do Sushi Maki, restaurante de comida japonesa no bairro Minaslândia, Norte de BH. Há três anos eles produzem o “ovoshi”, um prato de sushi em formato de ovo de Páscoa.
“A procura triplicou desde que começamos a entregar. Atualmente, são pelo menos 300 ovoshis entregues, principalmente entre sexta e domingo”, diz a inventora do produto.
No caso dos ovos com recheio de sushi, os preços podem variar de R$ 59, já embalados, decorados para a Páscoa e acompanhados de um hashi para a degustação, até R$ 99 na promoção de duas unidades recheadas com salmão grelhado. Quem quiser pode retirar na loja e fazer pedidos através das redes sociais.
Preços salgados
Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os ítens da Páscoa tiveram um aumento médio de 12%, em comparação com o ano passado. De todos os produtos pesquisados, os ovos foram justamente os que tiveram a maior alta: 27,3%.
O economista e pesquisador do FGV Matheus Peçanha, responsável pelo estudo, avalia que no caso dos ovos de chocolate, além do reaquecimento do mercado pós-pandemia, pesaram também as variações no preço do leite. “Desde 2020 até o terceiro trimestre do ano passado, vivemos um período de pressão sufocante de custos: problemas climáticos, forte desvalorização cambial, problemas energéticos, logísticos, entre outros, afetaram a oferta de vários alimentos no país”, avalia.
Pelo levantamento da FGV, além do ovo de chocolate, o bacalhau, com 10,9% de aumento; as azeitonas, 5,42% de alta; e os ovos de galinha, com 27,3% também vão puxar os preços no almoço do domingo de Páscoa.
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