(ANTILDES BICALHO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
O pacto feito pelos jogadores do América com a meta de encerrar o Brasileirão “com dignidade” tem sido cumprido a cada rodada. Mesmo com chances matematicamente irrisórias de permanecer na Série A, o time do técnico Enderson Moreira conquistou a quarta vitória seguida no Independência ao vencer o São Paulo nesta segunda-feira (31) por 1 a 0, pela 33ª rodada, com gol de Michael.
"A gente sabe que deixou muito a desejar no início e durante a competição, mas agora no final a gente quer honrar, e estamos honrando. Mais uma vez fizemos história, porque o América nunca tinha ganhado do São Paulo. O América tem uma história muito grande e não merece o que está passando. Mas a gente vai lutar até o final e, principalmente, honrar essa camisa", avaliou o capitão Leandro Guerreiro.
Antes da vitória inédita, o Coelho já havia superado Internacional, Botafogo e Atlético-PR na sequência recente diante da torcida alviverde, sempre pelo placar mínimo – no meio do caminho, perdeu como mandante para o Palmeiras, por 2 a 0, em Londrina (PR), em jogo com mando de campo vendido pela diretoria americana.
O resultado diante do Tricolor paulista não alivia em nada o drama do rebaixamento, mas mantém o time fora da lanterna, um dos objetivos traçados por comissão técnica e elenco para esta reta final do campeonato.
Na próxima rodada, o América entra em campo justamente diante do último colocado Santa Cruz. Separadas por três pontos, as equipes disputam o confronto direto contra a última posição no Arruda, em Recife, às 17h do próximo domingo (6). No primeiro turno, o time pernambucano venceu por 3 a 0 em Belo Horizonte.