(AFP)
Conhecido como "Senhor Playmobil", o alemão Horst Brandstätter, presidente da empresa que produz os bonequinhos que marcaram gerações, morreu aos 81 anos na última quarta (3). A fabricante Geobra-Brandstätter só divulgou o ocorrido nesta segunda (8).
"Com o trabalho de uma vida, Horst Brandstätter deixa uma história de sucesso que vai perdurar. Seus 4.170 funcionários e sua equipe de gestão vão continuar a navegar esse barco, para que o Playmobil continue trazendo sorrisos às crianças no mundo todo", disse a empresa em nota.
O brinquedo com cabelos destacáveis e mãos na forma de gancho completou 40 anos em 2014.
Tudo surgiu durante a crise do petróleo dos anos 1970. Com o aumento do preço do plástico, Horst Brandstätter solicitou ao principal designer industrial da empresa, Hans Beck, que desenvolvesse um novo produto com a seguinte característica: um sistema completamente original de brinquedos que atingisse o máximo de valor lúdico com a mínima quantidade de plástico possível.
Daí surgiram os três primeiros bonecos, de 7,5 centímetros -um cavaleiro, um operário e um índio americano-, apresentados pela primeira vez ao público em 1974, em uma feira de brinquedos.
Depois do lançamento, eles já ganharam versões de praia, fazenda, rock, escola, safári, pirata, cidade e até uma linha com personagens que chutam bolas de plástico para a Copa do Mundo de 2014.
QUANDO TUDO COMEÇOU
Nascido em 27 de junho de 1933, Horst Brandstätter entrou nos negócios da família aos 19 anos e passou por treinamentos na área de design e molde de produtos.
Na década de 1950, reestruturou a empresa, depois de perceber que o futuro da indústria de brinquedos não estava mais no metal, e sim no plástico.
Em 1958, lançou o primeiro modelo de plástico do bambolê, o "hula hoop", que foi um sucesso de vendas na Europa na época e depois se espalhou para países do mundo todo.
Hoje, quem administra a Geobra-Brandstätter é uma fundação criada pelo empresário nos anos 1990. A maior unidade da empresa fica na Bavária, mas existem outras fábricas na República Tcheca, na Espanha e na ilha de Malta.
Horst Brandstätter completaria 82 anos no dia 27 de junho.