(Fiat)
O mercado de utilitários-esportivos (SUV) vai muito bem, obrigado. O segmento, que corresponde a 11% das vendas no mercado brasileiro, só não é maior por uma questão de preço, já que custam pelo menos o dobro dos modelos de entrada. Se os jipinhos vão bem das pernas, o mesmo não se pode dizer de outras categorias familiares, como as peruas, cada vez mais raras. Hoje, elas correspondem a menos de 1% das vendas, com menos de 7 mil licenciamentos.
Nesse cenário, a Fiat Palio Weekend (na verdade, ela passou a atender apenas por Weekend) ainda reina soberana, com cerca de 58% das vendas de seu segmento. Apesar do percentual alto, em números significa pouco mais de 3,7 mil unidades emplacadas, num universo de 6,4 mil peruas compactas. O restante fica nas mãos da portenha VW SpaceFox.
Ao longo de seus 19 anos, a peruinha italiana ainda carrega a carroceria original, mesmo após uma série de plásticas para torná-la mais jovem. Andamos na versão Trekking, equipada com motor Etorq 1.6 litro 16v de 115 cv, com direito a diferencial com bloqueio eletrônico Locker, vendido como opcional.
Idade
Depois de quase duas décadas de estrada, a peruinha mostra o peso da idade. A começar pela arquitetura interna. A Weekend é apertada, com teto baixo, o que obriga os ocupantes da frente a arredarem os bancos para trás, reduzindo o espaço de quem viaja na segunda fileira.
As marcas das plásticas são visíveis no painel de instrumentos, que, apesar de ter um desenho atualizado, tem o mesmo layout de quando chegou ao mercado, em 1996.
Coluna do meio
Atualmente, a Weekend é oferecida em três versões: Attractive 1.4 (R$ 49.150), Trekking 1.6 (R$ 51.350) e Adventure 1.8 (R$ 60.820). A Trekking é a mais equilibrada, não apenas no preço, mas também na motorização. A unidade 1.6 de 115 cv tem bom desempenho e consumo na casa dos 7,8 km/l com álcool. Ou seja, bebe menos do que a Adventure e anda muito mais que a Attractive. Completíssima, a peruinha salta para R$ 63.230. Mais barato que os jipinhos de jardim.
Ao longo de seus 19 anos, a peruinha italiana ainda carrega a carroceria original, mesmo após uma série de plásticas para torná-la mais jovem, e três opções de motores