AGORA VAI?

'Pampulha será navegável', diz Damião, repetindo promessas de Fuad em 2023 e de Lacerda em 2016

Prefeito anunciou projeto para turbinar o turismo no cartão-postal

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
16/05/2025 às 17:15.
Atualizado em 16/05/2025 às 17:33
Prefeito navegou pelas águas da Pampulha nesta sexta-feira (Júnia Garrido/PBH)

Prefeito navegou pelas águas da Pampulha nesta sexta-feira (Júnia Garrido/PBH)

Promessa repetida por diferentes prefeitos de Belo Horizonte, a despoluição da Lagoa da Pampulha, tornando o espelho d'água próprio para a prática de esportes náuticos, veio à tona novamente. Nesta sexta-feira (16), Álvaro Damião (União Brasil) navegou pela represa e anunciou a intenção de tornar o cartão-postal um ponto de passeios turísticos para moradores e visitantes da capital. 

Segundo o prefeito, a lagoa "não tem mais mau cheiro e as águas estão límpidas". A afirmação foi feita durante a comemoração do aniversário do Conjunto Moderno, que abrange as construções do entorno, como a igrejinha e a Casa do Baile. “Hoje é um dia histórico pra gente porque a Pampulha completa 82 anos e é a primeira vez que um prefeito da capital consegue navegar pelo espelho d´água”.

De acordo com a PBH, a estimativa é que até o fim deste ano a navegação no local, com o uso de embarcações modernas, seja regulamentada, por meio de um projeto de lei. “Vamos mostrar que aqui nós temos uma lagoa limpa e bem cuidada”, acrescentou Damião.

Limpeza e manutenção da Lagoa da Pampulha custa R$ 22,5 milhões por ano

O custo anual para a realização da limpeza e manutenção da Lagoa da Pampulha é de cerca de R$ 22,5 milhões. O volume de lixo flutuante recolhido varia de 5 toneladas durante o período de estiagem a 10 toneladas no período chuvoso. Neste ano, até abril, foram retiradas aproximadamente 597 toneladas de detritos na lagoa. 

Fuad e Marcio Lacerda também garantiram volta de esportes náuticos na Pampulha

Na época, lembrou que em março daquele ano a Justiça Federal ratificou um acordo entre a Copasa e as prefeituras de BH e Contagem que previa o fim dos lançamentos de esgoto nos córregos que desaguam no cartão-postal em até cinco anos.

A mesma promessa de despoluir a lagoa foi anunciada pelo ex-prefeito Marcio Lacerda, em 2016. Na época, ele anunciou ter planos de velejar no local.

“Daremos a ela um aspecto muito mais bonito, sem os odores desagradáveis, podendo ser usada para esportes. Eu, inclusive, pretendo já no próximo ano praticar esportes náuticos. E quem sabe num dia de bom vento pegar o meu veleirinho e dar uma velejada”, disse o então prefeito Marcio Lacerda, há nove anos.

Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por