Programação começa com aulão de forró e termina com show gratuito de Fernanda Abreu
(Maurício Vieira / Hoje em Dia)
Domingo (23) é dia de festa. Como parte das comemorações pelos 80 anos do ícone arquitetônico, cultural e turístico da cidade, a programação começa às 14h na Praça da Pampulha. A entrada é gratuita e sem necessidade de retirada de ingressos.
O Forró Sound System começa oferecendo aulão de dança para todas as idades, promovendo a integração e a valorização do ritmo nordestino. Às 15h, o Festival “EmBrasa” traz ao palco o Bloco Magnólia, conhecido por suas apresentações vibrantes, acompanhado por convidados especiais, como a trombonista nordestina Neris Rodrigues, o maestro cubano Nestor Lombida e o performer nigeriano Idowu Akinruli.
Às 17h30 começa o espetáculo teatral “As Cores da América Latina”, produzido pelo grupo Panorando Cia e Produtora de Manaus (AM), integrando o FIT BH (Festival Internacional de Teatro Palco e Rua da capital). A peça apresenta uma fusão de dança, teatro e circo, inspirada em manifestações culturais latino-americanas. Para encerrar o dia, às 19h, a cantora carioca Fernanda Abreu sobe ao palco para um show que mescla pop, samba e funk carioca.
As celebrações seguem na próxima semana, com seminário na Casa do Baile (25), mesa de debate, palestra magna de abertura da exposição "Pampulha vista do ônibus: entre memória, crítica e pensamento”, conduzida por Ricardo Aleixo, lançamento de livro.
Na quinta (27) tem abertura da exposição "Traçar Moderno: construindo formas e trajetórias" no Museu Casa Kubitschek, que celebra os 10 anos do espaço. Um convite a uma leitura histórica e contemporânea do acervo, com cerca de 100 itens que incluem fotografias, projeções, obras sonoras e projetos artísticos nos jardins, assinados por artistas como Haroldo Saboia, Daniel Nunes e Elisa Campos.
Leia também: