(Agência Brasil)
O Paquistão assegurou que está “totalmente capacitado” e não necessita de ajuda externa para atender às necessidades das vítimas do terremoto, com epicentro no Afeganistão, que deixou quase 400 mortos na região, informaram nesta quinta-feira (29) os jornais locais.
“Não existe nenhuma carência de recursos [para fazer face ao terremoto] e estamos totalmente capacitados para enfrentar nós mesmos a situação”, disse, nessa quarta-feira (28), em coletiva de imprensa, em Islamabad, o ministro de Informação paquistanês, Pervaiz Rasheed.
O ministro agradeceu, contudo, as mostras de preocupação por parte de vários países que se ofereceram para enviar ajudar de emergência para dar resposta às necessidades dos afetados pela catástrofe.
Segundo o mais recente balanço, o tremor fez 268 mortos e deixou 1.864 feridos no Paquistão, cuja província mais atingida foi Khyber Pakhtunkhwa, onde mais de 12 mil casas ficaram destruídas ou gravemente danificadas.
O sismo de segunda-feira (26), com magnitude de 7,5, teve epicentro em Badakhshan, no Nordeste afegão, onde causou pelo menos 115 mortos e deixou 556 feridos.
Mais de dez réplicas foram registadas após o abalo.