(Autoglass/Divulgação)
Solução rápida e prática para o conserto de trincas causadas por pedras e outros detritos que atingem o veículo, o reparo do vidro do para-brisa apresenta algumas vantagens em relação à troca. “O reparo de para-brisas laminados é, hoje, praticado em todos os países onde o seguro de automóvel atingiu a maturidade, oferecendo cobertura também para os vidros”, afirma o presidente da Autoglass, Fernando Carreira.
O reparo do vidro automotivo obedece às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e preserva todas as características de segurança do vidro e, também, do veículo.
Preenchimento
“O serviço consiste na limpeza da área atingida, aplicação de resina para preenchimento da trinca e secagem do material. Ele leva cerca de 30 minutos para ser concluído, evitando que o usuário tenha de abrir mão do veículo por muito tempo, além de preservar os itens originais de fábrica”, afirma Carreira.
Ele cita, ainda, que ao optar pelo reparo, o segurado deixará de pagar a franquia da troca do para-brisa. O custo do reparo do para-brisa parte de R$ 50, mas uma trinca de 10 cm no vidro de um sedã médio pode ser solucionada por R$ 100. Já se fosse trocar a peça, o proprietário do veículo teria que desembolsar R$ 870, sendo R$ 90 só pela instalação.
Vale lembrar que, para trincas com mais de 10 cm, o reparo é contraindicado.
Ambiental
O impacto ambiental, causado pelo grande volume de vidro descartado e dos resíduos eliminados para sua reciclagem, também são citados por Carreira. Ele defende que o reparo do vidro automotivo como uma alternativa sustentável. “Se 100% dos vidros dos para-brisas não fossem reparados e, sim, trocados, 15 mil toneladas de vidro seriam descartadas no meio ambiente, anualmente”, contabiliza.
O especialista também lembra que, atualmente, apenas 8% de todo o volume de vidro descartado no Brasil é reciclado. De acordo com ele, a Autoglass procura minimizar esse impacto destinando, mensalmente, cerca de 140 toneladas de vidro automotivo à reciclagem, material reutilizado na produção de garrafas, lã de vidro e outros itens.