Quem visita salões automotivos faz a festa com tantas novidades e, claro, baba nas modelos que ficam de campana ao lado dos carrões encerados. Mas há quem vá para as mostras para divulgar tecnologias e mostrá-las para executivos das fabricantes. Uma delas é a Nano Flowcell, que tem trabalhado no desenvolvimento de célula a combustível com base em fluídos iônicos.
Em Genebra ela apresenta o Quantino. Trata-se de um hatch, com desenho futurista. Apesar das imensas rodas aro 22, o Quantino tem as mesmas dimensões de um Volkswagen Gol e utiliza dois tanques de 175 litros para armazenar os fluídos iônicos, um para carga negativa e o outro para positiva. Eles irão alimentar os quatro motores elétricos que somados geram potência de 136 cv. Certamente nunca veremos o Quantino nas ruas, mas a engenhoca sob a carroceria poderá chegar ao mercado se economicamente viável.
Já a gigante austríaca de componentes automotivos, Magna International, levou para a Genebra o belo Mila Plus. Um cupê de dois lugares híbrido, que debaixo da carroceria carrega um sistema de propulsão compacto composto por um pequeno motor três cilindros e duas unidades elétricas para tracionar os eixos dianteiro e traseiro. O Mila é um balão de ensaio, que também apresenta soluções em construção com ligas mais leves. Seu peso total é de 1.520 quilos, e algumas tecnologias já foram adotadas em automóveis como o Mercedes-Benz SLS AMG.
Mas nada chama mais atenção que o ED Torq, um carro de corridas elétrico e totalmente autônomo. Sem janelas, o piloto fica rodeado de monitores que oferecem uma visão 360° do ambiente exterior. Seus quatro motores elétricos desenvolvem 429 cv e sua proposta é ser um laboratório móvel para experimentações em propulsão e infotainment. Demais!