(Eugênio Moraes)
O candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga (PSDB), acusou a presidente da República Dilma Rousseff (PT) de “faltar com a verdade” com os mineiros em relação às obras do metrô. “Eu me surpreendo com a presidente da República vir aqui para faltar com a verdade com os mineiros”, afirmou. O tucano se referiu à declaração dada pela petista nessa quinta-feira (21), em sua visita a Belo Horizonte, sobre o atraso das obras de expansão.
Segundo Dilma, o governo federal retomou as obras do metrô que estavam paralisadas, ressaltando que a implantação do modal só avançou em algumas cidades do país. De acordo com a presidente, Belo Horizonte não tinha projeto e o governo anterior (FHC) nunca investiu de forma sistemática no metrô. Segundo Pimenta, a linha 2 do Barreiro tem projeto pronto há muitos anos. “Se a presidente quisesse ter construído, poderia ter construído, pelo menos, essa linha”, disse.
O tucano afirmou que o ex-governador Antônio Anastasia (PSDB), depois de 12 anos tentando que o governo federal fizesse o metrô, concordou em ele próprio, o governo de Minas, executar o projeto. “Quando nós fizemos o metrô, grande parte dele no governo Fernando Henrique, não ficamos pedindo para ninguém fazer o projeto. O governo federal queria fazer, fez o projeto e fez o metrô”, contou.
Políticas Sociais
O candidato do PSDB garantiu que investirá nas regiões mais pobres de Minas Gerais com objetivo de reduzir ainda mais as desigualdades sociais em Minas. “O aumento do IDH foi muito expressivo, nos últimos anos e nós queremos fazer com que essa diferença seja cada vez menor”, destacou.
Pimenta destacou que, caso eleito, enviará um projeto de lei à Assembleia Legislativa de Minas Gerais determinando que todas as novas escolas construídas estejam preparadas para o ensino em tempo integral.
Nessa quinta, Pimenta da Veiga participou de reunião com a equipe da campanha e gravou programa eleitoral para a televisão.
O candidato do PSDB avaliou os primeiros programas na televisão positivamente. De acordo com ele tudo saiu dentro do que eles desejavam. “Primeiro foi feita uma apresentação do candidato e agora vamos apresentar as ideias. Começamos já nessa quinta e vamos aprofundar as propostas nos próximos”, contou.