SÃO PAULO - O partido nacionalista basco Batasuna, que é vinculado ao grupo terrorista ETA, anunciou nesta quinta-feira (3) a sua dissolução na França, dez anos após ter sido proibido na Espanha.
A decisão foi informada em entrevista coletiva com representantes do movimento em Bayonne, maior cidade basca no lado francês da fronteira. Os integrantes do grupo dizem ser necessário que o movimento se adapte do ponto de vista político.
"Afirmamos que vamos esperar o projeto de construção do Euskal Herria [o País Basco] pela via política frente aos Estados francês e espanhol que são os opressores", disse uma das representantes, Maite Goyenetxe.
O grupo, no entanto, não afirmou que meios políticos usará para continuar com suas reivindicações. Na Espanha, muitos dos membros do Batasuna se juntaram a outros partidos.
O Batasuna foi criado em 2001, em meio a uma estratégia comum entre o País Basco francês e espanhol, após uma cisão no partido emancipador francês Abertzaleen Batasuna, cujo principal ponto de discórdia foi a condenação da estratégia armada do ETA.