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PBH adota novas regras para inclusão de famílias de uma pessoa só no CadÚnico

Na capital, 301.281 famílias estão inscritas no sistema federal atualmente

Do HOJE EM DIA*
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09/04/2025 às 17:31.
Atualizado em 09/04/2025 às 17:35
PBH concluiu, em março, a contratação de 38 entrevistadores sociais do CadÚnico, ampliando em mais de 30% o corpo técnico para a tarefa, que agora dispõe de 131 profissionais (Divulgação / PBH)

PBH concluiu, em março, a contratação de 38 entrevistadores sociais do CadÚnico, ampliando em mais de 30% o corpo técnico para a tarefa, que agora dispõe de 131 profissionais (Divulgação / PBH)

A Prefeitura de Belo Horizonte, responsável pela gestão do Cadastro Único no município, está utilizando as novas regras para a inclusão de famílias unipessoais no sistema federal, conforme determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Atualmente, 301.281 famílias estão inscritas no CadÚnico na capital, das quais 99.454 são unipessoais, quase um terço dos inscritos. Com base no Decreto Federal 12.417/2025, publicado no final de março, famílias compostas por apenas uma pessoa passam a depender de critérios específicos para manter ou realizar o cadastro. 

Família unipessoais podem acessar benefícios como Programa Bolsa Família (PBF) e Programa Auxílio Gás dos Brasileiros (PAGB), e passaram a depender obrigatoriamente da realização de entrevista domiciliar para inscrição ou atualização, conforme determinado pelo governo federal. De acordo com a legislação, estão fora da obrigatoriedade indivíduos de maior vulnerabilidade social, como indígenas, quilombolas, pessoas libertas de situação análoga à de trabalho escravo ou em situação de rua e catadores de materiais recicláveis.

Em Belo Horizonte, o Cadastro Único é operado em 49 unidades, entre Centros de Referência de Assistência Social, Centros de Referência para a População em Situação de Rua e nas Diretorias Regionais de Assistência Social. Todos os endereços estão disponíveis no item “Onde Solicitar?” no Portal de Serviços da PBH.

Entrevistadores sociais

A PBH concluiu, em março, a contratação de 38 entrevistadores sociais do CadÚnico, ampliando em mais de 30% o corpo técnico para a tarefa, que agora dispõe de 131 profissionais.

Os entrevistadores sociais atuam nos equipamentos da Assistência Social, como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (DRAS), onde há ações cadastrais, tornando possível o acesso a programas de transferência de renda e a benefícios federais, garantindo que permaneçam no Cadastro as famílias de diversos perfis que realmente precisam, incluindo as unipessoais.

* Com informações da PBH

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