(Fernando Michel/Hoje em Dia)
Caminhões, ônibus e vans movidos a diesel estão na mira da prefeitura de BH que está fiscalizando os veículos para averiguar a emissão de gases poluentes.
Para proporcionar melhora na qualidade do ar na capital, a PBH realiza blitzen em corredores de tráfego na cidade e nos pontos finais e estações de ônibus. As operações da Operação Oxigênio serão sempre às quartas-feiras.
Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte, após as abordagens em caminhões, ônibus, utilitários e escolares, fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental da Prefeitura, com apoio da Polícia Militar, inspecionam os veículos e verificam o nível de emissão e a cor da fumaça.
Os que são flagrados pelos fiscais, aparentemente emitindo fumaça em excesso, são parados e vistoriados de forma preventiva, com o subsídio da Escala Ringelmann - uma escala gráfica usada para avaliação colorimétrica de densidade de fumaça, constituída de seis padrões com variações uniformes de tonalidade entre o branco e o preto.
O responsável pelo veículo irregular é autuado e têm até 15 dias para providenciar a manutenção. Depois, é preciso comprovar que a situação foi regularizada, marcando uma vistoria no Ponto Fixo da Prefeitura, no bairro Coração Eucarístico.
Operação Oxigênio
O Ponto Fixo realiza a inspeção veicular e também contempla veículos para vistoria espontânea, de caráter preventivo e sem punição. Em ambos os casos, é necessário agendar a inspeção. O serviço é gratuito.
Serviço:
Em 2020, 1.400 veículos foram vistoriados fora da Operação Oxigênio. No ano seguinte, auge da pandemia, foram apenas 320. E, neste ano, de janeiro a maio, já são 176.