(Maurício Vieira /Hoje em Dia)
Um "lixômetro" instalado nesta terça-feira (7) na avenida Afonso Pena, próximo à Praça da Estação, no Centro de BH, ajudará a população a visualizar a quantidade de lixo recolhido por garis durante cinco dias de limpeza da região Central da capital.
O equipamento é composto por três caixas transparentes de acrílico, de dois metros quadrados cada. Segundo a PBH, o objetivo é conscientizar a população sobre a conservação da cidade, sensibilizando as pessoas que transitam pelo Hipercentro sobre a importância de colaborar com a limpeza, adotando atitudes corretas de destinação dos resíduos.
(Maurício Vieira /Hoje em Dia)
De acordo com a Prefeitura, a região Central de BH é varrida, em média, quatro vezes por dia com garis trabalhando pela manhã, tarde e noite. Além da varrição em três turnos, há ainda coleta diária de resíduos domiciliares, no período noturno.
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) faz a limpeza de mais de 100 pontos do Hipercentro da capital, todos os dias.
A previsão é que o "lixômetro" seja retirado neste sábado (11).
Forma de conscientizar
“O Lixômetro vai receber todo o lixo recolhido na varrição da praça (Sete), com o objetivo de mostrar para a população a quantidade de lixo gerada no ‘coração de BH’. A intenção é que todos percebam o tamanho do problema que representa o lixo jogado nas ruas e a importância de todos colaborarem com a limpeza da cidade”, explicou Ana Paula Assunção, chefe do Departamento de Mobilização e Políticas Sociais da SLU.
Entre os resíduos mais comuns, descartados de forma inadequada pela população, estão o papel, embalagens plásticas de alimentos, pontas de cigarro, garrafas de vidro e restos de alimentos, de acordo com a superintendência.
Leia mais: