(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) devem realizar prova de vida presencial a partir de 11 de maio. Esse tipo de comprovação estava suspensa desde março de 2020 em razão da pandemia da Covid-19, e volta a ser exigida após a vacinação da maior parte da população, aliada à estabilidade dos indicadores que monitoram a incidência da doença na capital.
Os beneficiários que fazem aniversário em maio devem comparecer à agência ou posto de atendimento do Bradesco em que recebem os salários para realizar a prova de vida. A orientação da PBH é que a prova de vida seja feita até 25 de maio, período em que a circulação de pessoas em bancos é menor.
A previsão da Prefeitura é que 1,68 mil aposentados e pensionistas realizem o procedimento na primeira chamada.
A comprovação segue até o final do ano e cada grupo deve ir presencialmente ao banco no mês de nascimento. A PBH esclarece ainda que a medida não é válida para quem já fez aniversário em 2022, em janeiro, fevereiro, março e abril. Nesses casos, a obrigatoriedade vale a partir de 2023.
Caso o beneficiário não tenha a biometria cadastrada ou não consiga realizar a prova de vida pelo equipamento de autoatendimento, por qualquer motivo, ele deverá apresentar documento original de identidade, ou outro com foto, e CPF a um atendente do Bradesco.
O comprovante, impresso no equipamento, é a garantia de que o recadastramento foi efetivado.
Prazo-limite
O aposentado ou pensionista que não efetuar a prova de vida até o último dia do mês de aniversário terá o pagamento do benefício suspenso até que regularize a situação. Nesse caso, o pagamento será retomado no mês seguinte após a realização da prova de vida, respeitando a data de processamento da folha de pagamento.
Exceções
Nas situações relacionadas abaixo, a prova de vida poderá ser realizada fora dos equipamentos de autoatendimento ou das agências do Bradesco:
Ao todo, a PBH conta com 20,2 mil aposentados e pensionistas.
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