Proposta recebeu a assinatura de 33 deputados nesta quarta-feira
Sistema free flow (fluxo livre) já foi adotado na MG-459, em Monte Sião, no Sul de Minas (EPR Sul de Minas / Divulgação)
Já pode tramitar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tenta barrar o projeto do Governo do Estado que prevê a instalação de pedágios na Linha Verde (MG-10), MG-424 e LMG-800. Alvo de polêmica, o edital de concessão das estradas foi publicado no último sábado. Moradores das cidades impactadas criticam a medida.
No caso de uma PEC é feita uma alteração direta na constituição, que não pode ser vetada pelo governador Romeu Zema (Novo). A proposta recebeu a assinatura de 33 deputados nesta quarta-feira (19) - eram necessários 26 parlamentares.
Para ser analisada ainda é necessária a leitura no plenário da Assembleia. Posteriormente, o texto deve ser encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
Se passar pela comissão, depende de votação em dois turnos, com 46 votos favoráveis. Ainda não há previsão para as próximas etapas na ALMG.
A possibilidade de concessão das rodovias foi antecipada pelo Hoje em Dia, bem como a insatisfação e preocupação dos moradores. O projeto do Governo de Minas prevê a instalação de 12 praças de pedágios. A ideia é instalar equipamentos sem cancela, o chamado free flow (fluxo livre). O sistema é capaz de identificar a placa e as características do veículo sem a necessidade do motorista parar ou mesmo reduzir a velocidade ao passar pelo local.
Conforme o Estado, a cobrança dos pedágios será feita somente após a entrega das intervenções previstas para o primeiro ano de contrato.
No fim do ano passado, o governador Romeu Zema (Novo) reafirmou ser a favor da medida. “Sempre tenho dito: é melhor ter estrada pedagiada do que nenhuma estrada. Tenho repetido isso à exaustão. Mas, tudo que nós temos feito tem consulta pública. Tudo vai ser feito com critério. O que nós queremos é melhorar o trânsito, a segurança e o conforto de quem transita”
As declarações foram dadas durante conversa com jornalistas na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O chefe do Executivo Estadual criticou a qualidade das estradas do Vetor Norte e disse que a concessão só será feita após conversas com prefeitos, vereadores e moradores da região.