Daqui a 8 anos

Pedágio na BR-381 começa a ser cobrado no sábado, mas duplicação só acaba em 2033

Às vésperas do início da cobrança, concessionária lista entregas, anuncia próximas obras e explica por que a tarifa começa antes das grandes transformações

Ana Luísa Ribeiro*
aribeiro@hojeemdia.com.br
25/09/2025 às 17:11.
Atualizado em 25/09/2025 às 20:03
 (Divulgação)

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A partir do próximo sábado (27), motoristas que passarem pela BR-381 deverão pagar pedágios de R$ 15,50 em Caeté (Grande BH) e de R$ 12,90 em João Monlevade (região Central). A cobrança - por meio eletrônico e sem a necessidade de cancelas - começa sete meses após a concessão da estrada e oito anos antes da previsão de conclusão da principal obra na estrada, a de duplicação.

Ao todo, 106 quilômetros da via, marcada pelo nome de "Rodovia da Morte", serão duplicados pela concessionária Nova 381, que disponibilizou um balanço dos trabalhos feitos desde fevereiro deste ano. Até o momento, 320 km de pavimento - entre BH e Governador Valadares - foram recuperados, com aplicação de mais de 140 mil toneladas de asfalto e reforço de trechos críticos com placas de concreto. 

Segundo a concessionária também houve a instalação de 6.146 novas placas de sinalização, revitalização da pintura horizontal, substituição de 274 guarda-corpos e retirada de 1,6 mil toneladas de lixo da faixa de domínio. 

De acordo com Diego Dutra, gerente de operações da Nova 381, mais de R$ 300 milhões foram aplicados em obras e serviços. “Quem paga pelos custos da rodovia e pelos investimentos é o usuário através da tarifa do pedágio. O pedágio é o investimento que arca com todos os custos da concessionária”.

Sobre as obras de duplicação, o primeiro foco será em Antônio Dias, na região do Vale do Rio Doce, onde há trechos com pista caída e interrupções. A previsão é a de que até o oitavo ano o trecho de Belo Oriente a Caeté esteja 100% duplicado.

O gerente de operações comparou a arrecadação antecipada do pedágio a um financiamento imobiliário. “Muita gente pergunta por que não cobrar só depois da duplicação. Eu faço sempre o paralelo com a compra de uma casa. Se eu financio em 30 anos, a parcela cabe no bolso; se eu for pagar em 15 anos, a parcela aumentaria e ficaria impraticável. O pedágio segue a mesma lógica: começa agora, em valores de R$ 15,50 e R$ 12,90, para garantir os investimentos".

Além da duplicação, a concessão prevê 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para travessia de pedestres.

*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca

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