contra os donos da casa

Perto da estreia, atletas do basquete brasileiro destacam o ambiente olímpico

Ausente nas ultimas edições, Seleção Brasileira estreia diante da França

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 26/07/2024 às 18:13.
 (Wander Roberto/COB)

(Wander Roberto/COB)

A Seleção Brasileira de Basquete, ausente nas edições anteriores, está de volta aos Jogos Olímpicos e estreia neste sábado, contra os donos da casa. A partida, pela fase de grupos, será disputada no Estádio Pierre Mauroy, na cidade de Lille, a 255km de Paris. 

O armador Yago e o ala Léo Meindl, atletas que compõem a equipe brasileira, falaram sobre o ambiente olímpico e lembraram dos tempos que disputaram os Jogos Escolares, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“Disputei a edição de 2014, em Natal. Nada se compara às Olimpíadas, mas em questão de conviver com atletas de outras modalidades, de um refeitório com comida para todo mundo e o ambiente se assemelha um pouco. Foi lá que comecei a me aprofundar no conhecimento sobre os Jogos Olímpicos, isso me marcou muito. Criei ali amigos que levo até hoje. Naquela época, eu tinha o sonho de disputar os Jogos Escolares porque era onde estavam os melhores atletas daquela idade. E hoje estou realizando o sonho de estar aqui nos Jogos Olímpicos, desta vez ao lado dos melhores do mundo”, contou o armador.

"É um filme que passa na cabeça muito rápido. Em 2010 estava nos Jogos Escolares sonhando em estar nos Jogos Olímpicos e hoje estou aqui. Muito difícil descrever, mas estou sentindo uma felicidade muito grande, uma vontade de colocar o Brasil no melhor lugar possível. Estou vivendo um sonho que não é só meu. É também da minha família. Meu falecido pai foi atleta e sonhava disputar as Olimpíadas, mas não conseguiu. Estou fazendo por todos da minha casa, por ele", disse o ala Léo Meindl.

Falando da estreia, o treinador Aleksandar Petrovic destacou a difícil chave da Seleção na disputa e a estreia contra o forte time francês, que contará com o apoio maciço da torcida.

“Estamos num grupo muito forte, mas taticamente e tecnicamente estamos preparados. Observamos todos os últimos jogos de França, Alemanha e Japão e temos todas as informações sobre essas seleções. Vamos estrear contra a França e esse pode ser um jogo que psicologicamente pode ser mais fácil porque toda a pressão está com eles. Temos que aproveitar e não deixar que eles escapem no placar nos primeiros 10 minutos. A torcida vai começar a pressionar e podemos usar a situação ao nosso favor”, finalizou.

Programação Brasil – Basquete Masculino

Estádio Pierre Mauroy, Lille (FRA)

26/07 - 12h15 (horário de Brasília)

Brasil x França

30/07 - 16h (horário de Brasília)

Brasil x Alemanha

02/08 - 06h (horário de Brasília)

Brasil x Japão

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por