(Editoria de Arte)
A tradicional troca de ovos de chocolate será mais cara neste ano, segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), da UFMG, que apontou um aumento da iguaria bem acima da inflação. Segundo a pesquisa, o preço médio dos ovos de Páscoa subiu 7,18% em 2019, quando comparado a 2018, enquanto a inflação oficial medida no período foi de 5,652%. Além disso, todas as marcas apresentaram pelo menos um produto cujo preço médio aumentou mais de 8% em 2019.
O preço médio do ovo de chocolate na capital mineira ficou em R$ 41. O mais barato, entre os itens pesquisados, foi o ovo Ao Leite- 170g, da Lacta, encontrado a R$ 24,90. No entanto, o mesmo produto chega a custar R$ 39,90, uma variação de 60,24%, a maior registrada pela pesquisa.
Os ovos mais caros são os da Cacau Show (Clássicos Sortidos - 350g, Lacreme ao leite - 360g e Lacreme branco - 360g), todos custando R$ 49 nas lojas da marca.
Já para medir a variação de preços ano a ano, devido à grande variedade de produtos e pesos, o Ipead calcula o valor dos ovos de chocolate em gramas. Por esse critério, em 2018 o grama custava R$ 0,163. Neste ano, subiu para R$ 0,174, configurando o crescimento de 7,18%.
Entre as marcas pesquisadas, a maior alta foi da Nestlé, cujos produtos subiram em média 8,87%. O que puxou o índice para cima foram os ovos Alpino, que teve aumento de 20,67%, e o Kit Kat, com 14,64%.
A menor variação foi da Lacta, com, alta média de 3,64%. No entanto, o tradicional ovo Laka subiu 12,67%. Em compensação, o Shot (-3,08%) e o Diamante Negro (-2,01%) ficaram mais baratos.
O Ipead mediu também a variação dos preços de outros itens típicos da Semana Santa. Foi constatado aumento em todos eles. O bacalhau, protagonista da mesa da Sexta-feira da Paixão, subiu 13,46%, com o preço médio do quilo passando de R$ 64,76 em 2018 para R$ 73,46 neste ano.
Mas o grande vilão foi a batata inglesa, que quase dobrou de preço, com alta de 98,06%, subindo de R$ 2,58 (o quilo) para R$ 5,11.]
A pesquisa especial de Páscoa do Ipead foi realizada entre 3 e 10 de abril, em diversos estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte.
Segundo a nota técnica do levantamento, as informações visam subsidiar o consumidor, que, dessa forma, “fará o melhor uso do orçamento despendido e, consequentemente, ampliará o poder de compra”.