A Polícia Federal no Rio Grande do Sul informou nesta sexta-feira (23) que "monitora preventivamente" pessoas identificadas pelo setor de Inteligência do órgão como potenciais fraudadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. O exame ocorre nos dias 24 e 25 de outubro. Antes de chegar à sala de prova, candidatos terão de passar por detectores de metais. Neste ano, os aparelhos foram instalados também nos banheiros.
Segundo a PF, além da Superintendência da corporação, em Porto Alegre, policiais das 13 delegacias do Estado estão mobilizados para garantir o bom andamento do concurso.
A PF destacou que denúncias podem ser encaminhadas para as unidades da instituição no Rio Grande do Sul pelo site: http://www.dpf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil/rio-grande-do-sul .
Vão trabalhar durante os dois dias de exame 915.290 pessoas, entre chefes de sala, fiscais e coordenadores. Serão realizados 50.220 atendimentos especializados, para pessoas com necessidades especiais.
As 16.600.734 provas impressas serão distribuídas para as salas por meio de 10.854 rotas. Ao todo, serão mobilizados 60 batalhões do Exército, que vão fiscalizar 64.190 malotes de provas, equipados com cadeado eletrônico, o que possibilita o controle do horário de abertura de provas.