Resultados preliminares

Pfizer diz que 3 doses da vacina contra Covid-19 geram proteção de 80% em crianças abaixo de 5 anos

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
23/05/2022 às 17:51.
Atualizado em 23/05/2022 às 18:09
 (Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)

(Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)

As empresas biofarmacêuticas Pfizer e a BioNTech divulgaram, nesta segunda-feira (23), os resultados de um estudo que comprova eficácia e segurança da vacina contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 5 anos.

De acordo com o comunicado, a eficácia da vacina foi de 80,3% nesse público-alvo, conforme estimativa preliminar do estudo, que foi realizado com 1.678 voluntários. Eles receberam três doses do imunizante da Pfizer e apresentaram resposta imune semelhante à de jovens de 16 a 25 anos.

As crianças receberam dose menor que 3 µg (micrograma) para cada fase da pesquisa. Ainda conforme o comunicado, os efeitos colaterais foram similares entre os que receberam vacina e placebo.

Os dados também apontam 10 casos sintomáticos detectados sete dias após a imunização com as três doses. De acordo com a Pfizer, a porcentagem, contudo, só será confirmada depois que pelo menos 21 crianças apresentarem casos sintomáticos da Covid-19 após a vacinação.

É importante ressaltar que os resultados ainda não foram publicados em nenhuma revista científica. A Pfizer também pretende submeter, ainda nesta semana, o estudo à Food and Drug Administration (espécie de Vigilância Sanitária) dos EUA para solicitar autorização emergencial de uso do imunizante.

"Os dados de segurança, imunogenicidade (capacidade de desencadear resposta imune) e eficácia são encorajadores, e esperamos completar o processo de submissão das informações aos órgãos, globalmente, com a esperança de disponibilizar a vacina para crianças pequenas, o mais rápido possível", explica o CEO da Pfizer, Albert Bourla, no comunicado divulgado nesta segunda (23).

Os casos graves de Covid são raros entre crianças com menos de 5 anos. Os Estados Unidos registraram, até o momento, 477 mortes nesta faixa etária, 0,1% de todas as vítimas fatais da pandemia de coronavírus.

Leia mais: 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por