Pimentel contesta ministro da Fazenda sobre encontro de contas; veja o vídeo

Amália Goulart
primeiroplano@hojeemdia.com.br
22/05/2017 às 15:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:40

O governador Fernando Pimentel (PT) contestou o ministro da Fazenda, Henrique Mereilles, e informou que o governo federal recusou a proposta mineira de um encontro de contas levando em consideração as perdas que o Estado alega ter tido com a Lei Kandir.

Pimentel mostrou, em um vídeo divulgado por ele nas redes sociais, um ofício assindo pelo secretário executivo do Ministério, Eduardo Refinetti Guardia, com a negativa em negociar com o governo estadual. “O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fez uma declaração que me deixou surpreso. Ele disse que está aberto à negociação com o Estado de Minas Gerais sobre o encontro de contas. E que bastaria que a gente pleteiasse esta audiência, esta conversa”, afirmou mostrando reportagem feita pelo Hoje em Dia com o ministro. No último dia 16, Meirelles informou ao jornal que não descarta a possibilidade de um encontro de contas, se Pimentel o solicitar.

“Me deixou surpreso porque na verdade nós já pleiteamos isso em ofício assinado por mim ao presidendte Michel Temer e também ao ministro da Fazenda no dia 20 de fevereiro deste ano. E mais surpreso ainda porque o ofício já foi respondido, em 20 de abril, pelo ministério da Fazenda, assinado pelo secretário-executivo do ministério (Eduardo Refinetti Guardia) dizendo que não. Não há possibilidade de atender aquilo que propõe o Estado de Minas”, diz o governador.

Leia mais:

“Certamente muito ocupado, o ministro não conseguiu saber esses detalhes. Também sabemos que não é prioridade do governo Michel Temer o atendimento aos Estados, em especial Minas Gerais”, conclui Pimentel.

Segundo o petista, o governo federal será novamente procurado para uma nova tentativa de negociação. O Estado alega que a União deve a Minas R$ 135 bilhões, um saldo não pago pela desoneração das exportações em virtude da Lei Kandir. Como o governo mineiro tem uma dívida com o governo federal, a ideia de Pimentel é que se faça um encontro de contas.  

Confira o vídeo:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por