O governador Fernando Pimentel (PT) lidera, com 26%, pesquisa de intenção de votos para as eleições do próximo ano. O petista tentará a reeleição. Em segunda colocação aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), com 15% da preferência dos mineiros. Ele é seguido por Dinis Pinheiro (PP), ex-presidente da Assembleia Legislativa, que soma 10%.
O deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, tem 8% das intenções de voto. Os números fazem parte de levantamento do Instituto de Pesquisas Multidados. O percentual de indecisos é de 11%. Já os que pretendem anular ou votar em branco são 14%. É destaque ainda o empresário Romeu Zema (Novo). Ele tem 6% na pesquisa. Outros candidatos não superaram 4%.
Aécio
A Multidados testou também um cenário em que o senador Aécio Neves (PSDB) concorre ao governo de Minas. Nessa hipótese, Pimentel teria 24% das intenções de voto. O senador tucano teria 12%. Já Dinis e Lacerda empatariam com 10%, cada um, e Pacheco ficaria com 7%.
Conforme já adiantei aqui, a oposição a Pimentel conversa sobre a possibilidade de um "chapão". Nele, estariam Rodrigo Pacheco (que sairia do PMDB), Marcio Lacerda e Dinis Pinheiro. Um deles seria o candidato a governador, o outro o vice e ainda restaria uma vaga ao Senado. O empecilho é a vaga ao Senado, já que Aécio estaria disposto a tentar a reeleição. No próximo ano, os mineiros escolherão dois senadores. Porém, nos bastidores, o grupo de Pimentel tem grandes chances de eleger um nome.
Senado
Na pesquisa Multidados, Josué Alencar (PMDB), filho de José Alencar, lidera a corrida ao Senado com 18% da preferência. Já Aécio tem 14%. Alberto Pinto Coelho, ex-governador (PP), tem 8%.
A pesquisa Multidados foi realizada entre os dias 7 e 11 de dezembro em 145 municípios, tendo ouvido 2 mil eleitores de todas as regiões do Estado.