Primeiras a ganhar o laço colorido ficam em frente a sete escolas; são mais de mil sinalizações em toda capital
Placa de estacionamento com o símbolo do espectro autista em frente a uma escola de BH (Divulgação / PBH)
As mais de mil placas de estacionamento para pessoas com deficiência irão ganhar o laço colorido que é símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA). As primeiras foram implantadas na porta de sete escolas:.
Entre livres e rotativas, a capital tem 1.121. E todas elas receberão o colorido símbolo.
Têm direito à credencial de estacionamento para uso das vagas reservadas para pessoas com deficiência aqueles com transtorno do espectro autista e que também possuem comprometimento da mobilidade.
A prefeitura informa que o benefício é assegurado para qualquer pessoa com comprometimento de mobilidade, em função dos impedimentos (de natureza física, mental, intelectual ou sensorial), em interação com barreiras ambientais (urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, no trânsito, nas comunicações e na informação, atitudinais, tecnológicas). Essa condição foi estabelecida pela LBI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Após receber a solicitação da credencial, a BHTrans vai encaminhar o beneficiário para uma avaliação funcional realizada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Durante a consulta serão averiguadas as condições física, auditiva, visual e intelectual, de acordo com o impeditivo funcional apresentado. Depois da perícia, será enviado um laudo para BHtrans.
A credencial é emitida pela BHTrans para identificar o beneficiário das vagas reservadas ao estacionamento de veículos conduzidos ou quem faz transporte. O documento é pessoal e intransferível, válido em todo o território nacional e vinculado à pessoa com deficiência (e não ao veículo). Para o uso das vagas reservadas, a credencial deve ser colocada no painel do veículo, em local visível, com a frente voltada para cima. Para solicitar o benefício, basta acessar o portal de Serviços da prefeitura (clique aqui) e seguir o passo a passo.
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