Corporação promete monitorar redes sociais e incrementar policiamento ao redor da Arena MRV e em bares que irão transmitir o duelo
Clássico mineiro movimenta BH nesta quarta (Pedro Souza / Atlético)
A Polícia Militar promete reforçar o esquema de segurança em Belo Horizonte e cidades vizinhas para o clássico entre Atlético e Cruzeiro, nesta quarta-feira (27), pelas quartas de final da Copa do Brasil, já nas primeiras horas do dia. A corporação realizará uma operação especial não só na Arena MRV, palco do jogo, mas também em bares e restaurantes que irão transmitir a partida.
Devido ao horário do jogo, marcado para 19h30, os comandantes dos batalhões envolvidos na operação pedem que os torcedores cheguem o mais cedo possível ao estádio. Os oficiais destacaram que o trânsito deve estar carregado, visto que o duelo é próximo ao horário de pico, no qual pessoas estão voltando para casa.
De acordo com o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), Rodrigo Lima Ferreira, foi realizado um levantamento dos principais locais de concentração de torcidas em toda Grande BH, com o objetivo de reforçar o policiamento nesses pontos estratégicos.
“Todo planejamento já está pronto, cada unidade tem uma responsabilidade com relação ao evento e esse planejamento integrado será realizado e efetivado para garantir a segurança do público presente. Pedimos ao público que vai deslocar para a Arena MRV, que desloque com antecedência e, além disso, que entre com antecedência para dentro do estádio”, destaca.
Segundo o comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), tenente-coronel Henrique Nunes de Souza, foi realizado um trabalho antecipado de monitoramento das redes sociais das organizadas para evitar confrontos na véspera, durante e após o clássico.
“A gente vem fazendo um trabalho antecipado de monitoramento das redes sociais e monitoramento das torcidas organizadas para que o evento aconteça da melhor forma possível e que seja paz dentro dos estágios”, afirma.
Segundo o comandante do Choque, as sedes e as sub sedes das torcidas organizadas do Cruzeiro ficarão fechadas no clássico desta quarta-feira (27), pelo fato do clube celeste ser visitante no confronto. No jogo de volta, em 11 de setembro, o mesmo ocorrerá com a sede e a subsede da organizada do Atlético.
Como o Galo é mandante, a organizada poderá abrir apenas a sede do bairro Califórnia, no dia do jogo. No segundo duelo, a organizada do Cruzeiro poderá abrir a sede da rua dos Timbiras.
A decisão foi acordada em uma reunião da PM com as organizadas. Segundo o tenente- coronel Henrique Nunes, a medida vai ser fundamental para manter a paz durante os dois clássicos.
“Fizemos uma reunião de alinhamento de conduta então deixamos bem claro como é que a gente quer que eles se comportem no clássico e como seria o ideal pra gente poder ter um clássico em paz. A orientação para todas as torcidas organizadas do time visitante é que não abrirão as sedes no dia do jogo. Se tiver alguma informação de tentativa de tentativa de violência contra essa antecipar para Polícia Militar”, afirma.
Operação especial foi detalhada pela PM nesta terça-feira (26) (Bernardo Haddad/ Hoje em Dia)
Leia mais: