(Peter Muhly/AFP)
BELFAST - Um ônibus foi incendiado nesta sexta-feira (11) na Irlanda do Norte, onde a polícia disparou balas de borracha contra os manifestantes, em novos incidentes provocados pela decisão da prefeitura de Belfast de não hastear de forma permanente a bandeira do Reino Unidos, informou a polícia.
Os manifestantes lançaram coquetéis molotov, pedras e garrafas contra a polícia no bairro protestante de Rathcoole, em Newtownabbey, e em Carrickfergus, duas cidades situadas nos arredores de Belfast, capital da Irlanda do Norte, província britânica semiautônoma.
Em Carrickfergus, a polícia reagiu com disparos de balas de borracha, em Newtownabbey, um ônibus foi incendiado, e em Belfast os manifestantes bloquearam várias ruas.
As manifestações de protestantes "unionistas" contra a decisão da prefeitura de hastear a "Union Jack" em apenas algumas ocasiões
A Irlanda do Norte viveu 30 anos de violência entre protestantes unionistas - partidários da união da Irlanda do Norte com o Reino Unido - e republicanos católicos, que deixaram milhares de mortos.
Apesar do acordo de paz de 1998, que estabelece a divisão de poder entre católicos e protestantes, incidentes esporádicos ainda são registrados na Irlanda do Norte entre os dois grupos.