Polícia garante que Brasília não será palco de guerra entre flamenguistas e atleticanos

Henrique André
hcarmo@hojeemdia.com.br
08/07/2016 às 19:11.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:13
 (Reprodução)

(Reprodução)

O estádio Mané Garrincha, em Brasília, não será palco de guerra entre as torcidas organizadas de Flamengo e Atlético, neste domingo (10). Quem garante é a Polícia Militar do Distrito Federal. Para o maior clássico interestadual do país, um esquema especial de segurança foi articulado e a expectativa é que nenhuma grande ocorrência seja registrada antes, durante e depois o duelo da 14ª rodada do Brasileirão.

Marcada por cenas de barbárie entre torcedores de Vasco e Corinthians, em agosto de 2013, e de Palmeiras e Flamengo, há pouco mais de um mês, a Arena passou por adaptações para evitar o contato (visual e físico) entre os integrantes das organizadas rivais.

"O estádio está numa divisão bem diferente daquela feita na partida entre Flamengo e Palmeiras. Hoje as torcidas organizadas são isoladas por policiais e também por paredes de metal. Elas chegam escoltadas até entrar no estádio, sem contato com o público em geral", relata o Comandante responsável pelo policiamento, Coronel Evaldo Vieira.Dida Sampaio / Estadão Conteúdo

Em 2013, torcedores de Corinthians e Vasco protagonizaram cenas lamentáveis no Mané Garrincha

Na divisão feita pela polícia e pelos demais responsáveis, 4.500 ingressos foram destinados aos flamenguistas e outros 3.200 aos atleticanos "organizados". Para o público em geral, que ocupará as cadeiras superiores do estádio, 24 mil bilhetes estão postos à venda. A curiosidade é que neste setor, denominado "área mista" rubro-negros e alvinegros acompanharão o duelo juntos, sem qualquer divisão de segurança.

"Em Brasília, nunca houve registro de briga dentro da torcida mista. É um local preenchido por famílias", comenta Vieira. "Se houver qualquer conflito, será entre os torcedores do próprio time, nos setores destinados às organizadas", acrescenta.

Reunião com as torcidas

Para definir os pontos escolta, a PM-DF se reuniu com representantes das organizadas das duas equipes. Num encontro realizado nesta quinta-feira (7), no Comando de Policiamento Metropolitano em Brasília, flamenguistas e atleticanos foram comunicados das estratégias da polícia e de como funcionará o deslocamento até o Mané Garrincha.

Como o caminho percorrido por mineiros e cariocas para chegar em Brasília é o mesmo (pela BR-040), as caravanas serão monitoradas durante todo o percurso.

De acordo com o Inspetor da Polícia Rodoviária, Aristides Júnior, nenhuma operação especial será montada, mas o patrulhamento de rotina entre os postos será suficiente para dar suporte aos torcedores.

No caso dos flamenguistas, os comboios passarão por seis postos: Juiz de Fora, Congonhas, Nova Lima, Sete Lagoas, Três Marias e Paracatu. Os atleticanos, por sua vez, apenas pelos três últimos.

"Se o Atlético ganhar, a torcida do Flamengo deixa o estádio primeiro. Se o Flamengo ganhar, o contrário. Em caso de empate a torcida mandante fica e a visitante sai antes", conclui o Coronel.Divulgação

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por