Policial e manifestante morrem em confrontos na Arábia Saudita

AFP
04/08/2012 às 10:30.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:09

RIAD - Um policial da Arábia Saudita e um manifestante morreram nos violentos distúrbios que explodiram na noite de sexta-feira (3) na Província Oriental deste país, de maioria xiita, informou neste sábado (4) a agência estatal SPA.

"Na sexta-feira, uma patrulha recebeu disparos de quatro homens armados em motocicletas" no distrito de Qatif, informou a agência saudita, com o saldo de um policial morto e outro ferido.

Após o ataque ocorreu uma troca de tiros com os manifestantes, apontou a SPA citando o porta-voz do ministério do Interior, Mansur al-Turki.    

De acordo com a SPA, "um dos manifestantes ficou ferido (na troca de tiros) e morreu quando era levado a um hospital".

Segundo testemunhas, os homens participavam de um protesto na localidade de Qatif, na noite de sexta-feira.

A Arábia Saudita é um país de maioria sunita, mas a Província Oriental, onde se encontra parte importante da riqueza petrolífera, possui uma numerosa minoria xiita.

Em fevereiro de 2011, depois de confrontos violentos entre a polícia religiosa em Medina e peregrinos xiitas, a região de Qatif já havia sido palco de distúrbios.

Os protestos aumentaram depois que o reino saudita enviou tropas ao vizinho Bahrein para ajudar a reprimir uma rebelião xiita contra a monarquia sunita.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por