Expectativa é que ruas estejam limpas da propaganda eleitoral até a manhã de segunda (28), com exceção do material mais pesado, que será recolhido ao longo da semana
(Valéria Marques / Hoje em Dia)
Assim como no primeiro turno, eleitores de Belo Horizonte não precisarão pagar passagem de ônibus para ir votar no próximo domingo (28). O transporte coletivo municipal contará com reforço de viagens. O trânsito em determinados pontos da capital terão intervenções, como no entorno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dos cartórios eleitorais e dos principais locais de votação da capital.
O transporte coletivo de Belo Horizonte será gratuito durante todo o domingo (de 0h até às 23h59), em todas as linhas de ônibus convencionais, do Move e suplementares. Serão acrescidas cerca de 5 mil viagens, das 5h às 20h, ao quadro de horários de domingo, representando um acréscimo de 45% na oferta de ônibus. De acordo com a Prefeitura, o sistema de transporte coletivo municipal operará com as linhas de um dia útil, mas mantendo também os atendimentos típicos de um domingo, como as linhas para o Zoológico e o Parque das Mangabeiras.
Os passageiros devem passar pela roleta, utilizando o Cartão BHBus - nenhum valor será debitado. Caso não tenham, precisam solicitar a liberação ao motorista.
Haverá, também esquema de limpeza e segurança para o domingo. Cerca de 50 garis e nove caminhões serão disponibilizados para ações de limpeza, no domingo, de 8h às 21h. Na segunda-feira (28), mais 100 garis serão acrescidos ao efetivo normal da varrição na cidade, totalizando um total de 700 garis nas ruas. A previsão é que esta parte da limpeza seja concluída na manhã de terça-feira (29).
Já o recolhimento dos materiais mais pesados, como suportes de bandeiras, deve ser realizado ao longo da semana.
A expectativa é que o lixo gerado seja menor do que o verificado no primeiro turno, quando a SLU recolheu cerca de 187 toneladas de resíduos provenientes das eleições, incluindo panfletos, blocos de concreto, banners, suportes metálicos e placas, entre outros.
A Prefeitura manterá um efetivo de 200 agentes da Guarda Civil Municipal e uma frota de 80 viaturas empenhados na manutenção da ordem pública e na garantia da segurança da população que comparecer aos locais de votação. Os guardas municipais terão ainda o reforço das equipes do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), potencializando as rondas preventivas que abrangerão as nove regionais da capital.
* Com informações da PBH