SÃO PAULO - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta terça-feira (8) o médico José Aurichio Jr. (PTB) como novo secretário de Esportes. Ele substitui o advogado José Benedito Pereira Fernandes, também filiado ao PTB, que deixou o governo para assumir a secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Barueri. A troca foi antecipada pela coluna "Painel", da Folha de S.Paulo, no último dia 28.
Aurichio Jr. foi prefeito de São Caetano do Sul por dois mandatos (2005-2008 e 2009-2012) e não podia mais se candidatar na cidade da Grande São Paulo. "Pela sua capacidade administrativa e seus avanços na área de esportes e programas voltados para a juventude, Aurichio tem todas as qualidades para desenvolver um trabalho de sucesso", disse Alckmin em nota.
Reforma
As mudanças no primeiro escalão da equipe de Alckmin tiveram início no final do ano passado. Com a reforma, o tucano quer preparar o governo para 2014, quando pretende disputar a reeleição. Ao mesmo tempo em que tenta acomodar aliados com vistas à composição da chapa, quer dar celeridade a obras e projetos para chegar à disputa do ano que vem com vitrines a exibir.
A primeira mudança foi a transferência do então secretário do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido (PSDB), para a Casa Civil - pasta que passou a se dedicar prioritariamente à articulação política. A reforma também servirá para que o governo paulista tente se reaproximar do PSD, partido do vice-governador Afif Domingos. Alckmin quer evitar que a sigla - que tem se aproximado do PT na esfera federal - tome o mesmo rumo no Estado e componha com os petistas em 2014.
Outra sigla na mira do governador para as eleições do ano que vem é o PR, com quem Alckmin abriu negociações esta semana.