(Renato Cobucci)
Dos 19 quilômetros previstos para o Anel Intermediário, importante via transversal ligando as regiões Leste, Nordeste, Noroeste, Oeste e Sul de Belo Horizonte sem passar pelo Centro, apenas 7,4 devem sair do papel. A via, que teria o desenho de um semicírculo, entre as avenidas do Contorno e o Anel Rodoviário, beneficiaria milhares de pessoas cotidianamente. O projeto foi lançado em 2009 pelo prefeito Marcio Lacerda. Na região Leste, começaria na avenida dos Andradas, próximo ao bairro São Geraldo, com a Via 710, rumo às avenidas Cristiano Machado e Bernardo Vasconcelos. De lá, seguiria até a avenida Antônio Carlos, passando pela avenida Américo Vespúcio e chegando às avenidas Catalão e Pedro II. No encontro entre essas duas avenidas, seria construído um túnel e dois viadutos no sentido norte-sul, nomeados de Via 800, com 2 quilômetros de extensão, chegando à avenida Tereza Cristina, no bairro Carlos Prates. Depois, seguiria pelas avenidas Silva Lobo e Barão Homem de Melo, terminando na Raja Gabaglia. O principal motivo para a não conclusão do Anel Intermediário, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, foi o alto custo da Via 800, cujo orçamento alcançou R$ 400 milhões. Já a Via 710, que está incluída na Matriz de Responsabilidades da Copa 2014 e deveria ficar pronta para o Mundial no ano que vem, só começará a receber veículos quase dez meses após o torneio. De acordo com a prefeitura, as obras da Via 710 encontram-se paralisadas para a conclusão das desapropriações e de algumas adequações no projeto. A licitação para a retomada dos trabalhos está prevista ainda para este ano, e a previsão é de que a obra seja concluída em abril de 2015. Como um dos principais problemas foi a desapropriação de residências, é possível que o trajeto, à beira da linha do metrô, seja alterado. Quando estiver concluída, a Via 710 será conectada à avenida Bernardo Vasconcelos, na altura do Minas Shopping, até a avenida Antônio Carlos. Assim, esse será o trajeto do Anel Intermediário, que ligará, agora, apenas as regiões Leste e Nordeste, com 7,4 quilômetros. Sem transparência A assessoria de imprensa da prefeitura informou que não há um plano B, ou seja, o Anel Intermediário não será implantado em sua completude. A administração municipal se negou a informar qual seria o impacto no trânsito da capital com a conclusão do projeto original, ou mesmo quantos veículos deixariam de trafegar pelo Centro. A proposta do Anel Intermediário foi lançada pela prefeitura e BHTrans em 2009, como uma das soluções para o trânsito na cidade. A iniciativa faz parte do programa Viurbs, que depois passou a se chamar Corta Caminho. Leia mais nahttp://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/reader/93/26642